Jornal Estado de Minas

APONTA ESTUDO

A cada cinco casos de COVID-19 no Sul de Minas um foi em Alfenas

A Universidade Federal de Alfenas, no Sul de Minas, fez um levantamento sobre os casos de COVID-19 e apontou que a cada cinco casos registrados na região, um foi em Alfenas. O estudo analisou os registros entre 01 e 10 de dezembro pelo critério da média móvel.





De acordo com professor de epidemiologia da universidade, Sinézio Inácio da Silva Júnior, a região Sul apresentou tendência de estabilidade de novos casos. Alfenas é a única que apresenta tendência de aumento de casos do novo coronavírus dentre as 10 maiores cidades da região.

“A regional de Alfenas permaneceu em crescimento, a de Passos e a de Pouso Alegre registraram estabilidade e Varginha foi de estabilidade para queda. A média móvel foi de 66. O crescimento da regional de Alfenas tem forte relação com o crescimento da incidência no município de Alfenas, que atualmente apresenta a maior média móvel de casos dentre os 10 mais populosos, com uma média móvel 4 vezes maior do que a de Poços de Caldas, o mais populoso da região Sul”, explica professor.

Estudo feito pela Unifal analisou as dez cidades maiores do Sul de Minas (foto: Reprodução estudo)

Alfenas soma 11.282 pessoas infectadas pela COVID-19 e 214 óbitos confirmados pela doença. Em pouco mais de um mês, o município sofreu aumento de quase 300 casos 11 mortes.





“Em tendência de novos casos, cinco municípios iniciaram a semana com crescimento: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passos, Alfenas e São Sebastião do Paraíso. Lavras e Três Corações registraram estabilidade e os demais diminuição”, aponta.

Dados apontam que em relação às novas internações, Poços de Caldas e Alfenas registraram crescimento. Varginha foi a único a registrar estabilidade. Mesmo com essa tendência, o professor acredita que o número de internações não deve sofrer aumento como no pico da pandemia, quando Poços de Caldas e Alfenas sofreram com a ocupação de leitos de UTI para tratamento dos pacientes infectados.

“Graças ao avanço da vacina, que impactou nesses números. O que vemos mesmo é o relaxamento da população com os cuidados de prevenção ao coronavírus “, alerta.



Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


audima