(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HISTÓRIA DE BH

Equipe recria o Arraial de Curral del-Rei, demolido para construção de BH

Graças à tecnologia em 3D, é possível ver igrejas, ruas e casario do fim do século 19


30/11/2021 16:24 - atualizado 30/11/2021 16:57

Belo Horizonte, foto antiga
BH nasceu onde ficava o arraial, aos pés da Serra do Curral (foto: PIBIC/IFMG/DIVULGAÇÃO )
Quer viajar no tempo, fazer um passeio em 3D aos tempos de Curral del-Rei, o arraial destruído para a construção de Belo Horizonte? Graças à tecnologia e criatividade de uma equipe de Ouro Preto, na Região Central de Minas, é possível conhecer o lugarejo no fim do século 19, com o Largo da Boa Viagem, a Capela Sant’Anna, as ruas de Sabará e do Rosário e, testemunha eterna da cidade, a Serra do Curral.

“Depois de um ano de estudos, apresentamos mais um resultado do nosso projeto Paisagens Pitorescas (Pibic/IFMG). Reconstruímos o velho arraial em seus mínimos detalhes, tal como era em 1895”, conta o professor de história da arte do Instituto Federal de Minas Gerais, em Ouro Preto, Alex Fernandes Bohrer, responsável no doc, com duração de três minutos, pela orientação e pesquisa histórica.

Belo Horizonte completará 124 anos no próximo dia 12, e, mesmo que o Curral del-Rei não exista mais, o doc  significa um belo presente para a cidade. O vídeo, que inclui também cenas atuais de BH, está no canal MestiçaMente, que tem outros projetos.
 
O Arraial de Curral del-Rei, que foi demolido para construção da capital de Minas
Equipe recria o Arraial de Curral del-Rei, que foi demolido para construção da capital de Minas (foto: PIBIC/IFMG/DIVULGAÇÃO )
 
Fazem também parte da equipe de produção do vídeo: Tiago da Cunha Rosa (coordenação de modelagem), Alan Rodrigues e Jessica Amabilis (modelagem), Lara Freitas (edição e voz) e padre Mauro Luiz da Silva (consultoria).
 

Veja o vídeo: 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)