(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Ômicron: Funed deve entregar resultado de caso suspeito em BH na sexta (3)

Mulher recém-chegada do Congo, na África, testou positivo para a COVID-19 nessa segunda-feira (29/12)


30/11/2021 13:59 - atualizado 01/12/2021 10:09

Bióloga manipula reagentes para teste de coronavírus na Funed
As conclusões sobre o processo devem ser informadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) (foto: Túlio Santos/EM/DA Press - 13/03/2020)
 
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) deve entregar resultado de exame da mulher com suspeita de estar com a variante Ômicron do coronavírus na sexta-feira (3/12). A informação foi divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte no fim da manhã desta terça-feira (30/11).

Uma mulher recém-chegada do Congo, na África, testou positivo para a COVID-19 nesta segunda-feira (29/11). A paciente está internada em isolamento no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. De acordo com a PBH, a mulher tem 33 anos e não é vacinada contra a doença. 

O caso alarma especialistas, já que o continente é foco da nova variante Ômicron, apontada como altamente transmissível pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Até o momento, no entanto, nenhum caso da variante foi identificado em Minas Gerais. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). 

"A amostra da paciente que veio do continente africano chegou à Funed no final da tarde de ontem (29/11). O prazo padrão para sequenciamento é de sete dias, mas como se trata de uma amostra importante, o processo deve ser concluído até sexta-feira (03/12)", informou a administração municipal por meio de nota. 

Ainda segundo a PBH, as conclusões sobre o processo devem ser informadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O Estado de Minas entrou nesta terça-feira em contato com a SES para mais informações sobre o estado de saúde. A pasta respondeu por meio de nota ''que, para preservar o sigilo do prontuário médico previsto em lei, não divulga informações de pacientes nas unidades da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig)."

Monitoramento 

Ainda não foi confirmado se o caso se trata da variante Ômicron. Após a confirmação por teste rápido, o exame de swab, para pesquisa de PCR, foi solicitado para viabilizar a realização de sequenciamento genético. O material coletado foi, então, encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Segundo a SES-MG, um monitoramento de todos os pacientes vindos de outro país é realizado com o objetivo de evitar a disseminação de novas variantes no Brasil. Quanto aos protocolos de barreira sanitária nos portos e aeroportos, o acompanhamento é estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS). 

Em caso de pessoas sintomáticas ou com algum teste positivo para COVID-19, o protocolo estabelecido entre Vigilância Sanitária (VISA) e SES/MG define, por exemplo, que o paciente receba atendimento no próprio aeroporto e também que seja orientado acerca de medidas de isolamento.

Além disso, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) deve ser notificado imediatamente e, a partir de então, é feito contato para monitoramento do caso pelo município onde o paciente deve ficar em isolamento.

Em nota, a secretaria afirmou que recebeu, na última sexta-feira (26/11), a comunicação de risco do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde sobre a nova variante para SARS-CoV-2, Ômicron, identificada na África do Sul.

Monitoramento em Minas Gerais 

O monitoramento em tempo real das variantes em circulação no estado é realizado pela SES-MG, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

O monitoramento do Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG) é feito a partir da amostragem aleatória realizada em 10 Unidades Regionais de Saúde, escolhidas estrategicamente devido à localização geográfica no território mineiro. 

Adicionalmente, estão sendo gerados dados referentes às demais regionais, pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Pardini, os quais estão sendo notificados à SES-MG e incluídos no OviGen-MG.

Além desta abordagem, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas) solicita amostragem para avaliar se há circulação de novas variantes a partir de indicadores epidemiológicos. (Com informações de Ana Laura Queiroz)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)