(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

Em 14 anos, Disque Denúncia já recebeu mais de 9 milhões de chamadas

O serviço é usado para ajudar as forças de segurança de Minas Gerais a reduzir os índices de criminalidade no estado


10/11/2021 14:23 - atualizado 10/11/2021 14:43
432

Disque Denúncia 181 é um serviço destinado ao recebimento de informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e possam auxiliar o trabalho policial
O 181 já gerou mais de 1 milhão de denúncias e recebeu mais de 9 milhões de chamadas (foto: Divulgação/Sejusp MG)

O Disque Denúncia 181 completa 14 anos nesta quarta-feira (10/11). O serviço é usado para ajudar as forças de segurança de Minas Gerais a reduzir a criminalidade, encontrar foragidos e procurados pela Justiça, achar produtos que foram roubados, entre outras ações. O 181 já gerou mais de 1 milhão de denúncias e recebeu mais de 9 milhões de chamadas. 

 

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, reforça que o 181 é uma das principais ferramentas de segurança disponíveis ao cidadão. “Quem acessa o serviço está contribuindo para a redução da criminalidade. A informação é preciosa e o cidadão que quer se sentir mais seguro pode confiar no serviço. O sigilo é absoluto”, ressalta.

 

 

 

Belo Horizonte foi a cidade que gerou mais denúncias em Minas Gerais. Desde a criação do serviço, a capital registrou 247.168 denúncias. Em seguida, está Juiz de Fora, responsável por 60.788. Contagem ficou em terceiro, registrando 56.484 denúncias até hoje. 

 

O canal pode ser usado para ajudar a tirar drogas de circulação, o que lidera o ranking de natureza mais denunciada pelo cidadão, representando 59,88% do total.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de setembro de 2008 a setembro de 2021, foram registradas 610.919 denúncias relacionadas ao tráfico de drogas. Foram cerca de 20 toneladas de drogas apreendidas.

 

Ainda foram 27.907 armas tiradas de circulação e mais de 300 mil munições encontradas. Além disso, por meio do Disque Denúncia 181, as forças de segurança também conseguiram retirar das mãos de criminosos mais de R$ 37 milhões movimentados pelo tráfico de drogas.

 

Como denunciar 

A ligação ao 181 pode ser feita de qualquer município de Minas Gerais de forma gratuita. A Sejusp ainda destaca que o cidadão não precisa se identificar e recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento da sua denúncia. 

 

Outro ponto a se ressaltar é que nem toda chamada recebida é transformada em uma denúncia. De acordo com a Sejusp, quando uma pessoa disca 181, ela é ouvida por um atendente e suas informações são repassadas para a Polícia Civil, a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros Militar. O prazo para resposta ao cidadão é de até 90 dias, a depender de cada caso.

 

Além disso, nem todos os crimes podem ser denunciados por meio do 181. Casos de flagrante e urgência devem ser informados diretamente pelos números 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar). 


* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)