(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIATURA DE LUXO

PM de Poços de Caldas tem Camaro SS para policiamento turístico

Conforme a prefeitura, carro de luxo apreendido em operação de combate ao tráfico foi entregue como 'presente especial no aniversário de 149 anos do município'


08/11/2021 17:01 - atualizado 08/11/2021 17:08

Camaro SS, nova viatura da PM em Poços de Caldas
Viatura de luxo foi entregue à PM durante cerimônia no Parque José Affonso Junqueira (foto: Prefeitura de Poços de Caldas/Divulgação)
Poços de Caldas, no Sul de Minas, se tornou a primeira cidade do estado a contar com uma viatura de luxo para policiamento turístico. Um Camaro SS, da marca Chevrolet, aprendido em uma ação de combate ao tráfico de drogas, recebeu um novo design e foi entregue à Polícia Militar da cidade. Conforme a prefeitura, o novo integrante da frota de veículos da PM é um “presente especial no aniversário de 149 anos do município”.
Com o novo carro, a cidade recebeu uma Rede Integrada de Proteção ao Turismo – iniciativa que envolve a Polícia Militar de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e a prefeitura, além da cadeia produtiva do turismo e a comunidade em geral, segundo a administração municipal.
 
Logo, a prefeitura enfatiza que Poços de Caldas é a primeira cidade mineira que terá uma viatura diferenciada e destinada ao policiamento ostensivo nos principais pontos turísticos do município.
 
“É uma viatura especial, destinada especificamente para esse fim, assim como já acontece em diversas cidades do mundo. Ela é fora do nosso padrão e só foi possível por conta de parcerias com o nosso Ministério Público e o Judiciário, já que esse veículo, fruto do tráfico de drogas, agora vai prestar um serviço à sociedade”, declarou, durante a solenidade, o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
 
Com status de grande acontecimento, a entrega oficial do possante ocorreu durante uma cerimônia realizada no último sábado (6/11), no Parque José Affonso Junqueira, e contou com a presença de integrantes da Polícia Militar, autoridades políticas, além do ator Marcos Frota.
 

Camaro, o super-herói

O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, reforçou que há pouca incidência de crimes no município e que o novo veículo auxiliará no aumento da segurança para aqueles que visitam a cidade. “Os nossos índices de criminalidade estão entre os menores do estado. Os turistas escolhem uma cidade para visitar também pela segurança”, ressaltou o prefeito.
 
Corroborando a fala do chefe do Executivo, a prefeitura, em comunicado oficial, disse que “segundo estudos levados em consideração pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, os destinos com mais segurança tendem a receber mais visitantes”.
 
Portanto, vestido com o epíteto solene de super-herói, o Camaro se torna, na visão da prefeitura e das autoridades, um meio de atrair recursos para a cidade.
 
“Melhorar a sensação de segurança e reduzir os índices criminais. Esse é nosso foco. Esse é nosso papel. Daí estarmos envolvidos também na parte do turismo e da cultura para tornar as cidades melhores e, assim, atrair novos investimentos”, complementou o comandante-geral da PMMG.
 
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, também celebrou o momento em tom quase poético. “Gratidão por termos passado esse momento. Gratidão por 149 anos de uma história tão bonita dessa cidade, que é a sistemática síntese da ideia de turismo em Minas Gerais, no Brasil e, quiçá, no mundo. Uma cidade que nasce para ser turismo a partir do recolhimento de suas águas.”
 

Rede Integrada de Proteção ao Turismo

A Rede Integrada de Proteção ao Turismo é mais uma ação do Programa Reviva Turismo, do governo de Minas. Entre as atividades do projeto estão a capacitação dos atores envolvidos, a identificação de pontos frágeis pela Polícia Militar, a instalação de placas de sinalização, entre outras.
 
Para a implantação da rede, o município precisou cumprir alguns critérios técnicos, entre eles: ser turístico, integrar a política de regionalização da Secult/MG, contar com Conselho Municipal de Turismo ativo e estar cadastrado na Plataforma Integrada do Turismo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)