Prefixo da aeronave pode ser visto na cauda (foto: Sílvia Helena Martins de Freitas/Divulgação)
O helicóptero da TV Globo Minas, que fez um pouso forçado no Bairro Teixeira Dias, na Região do Barreiro, na manhã desta segunda-feira (8/11), já havia passado por problemas no passado. Outro incidente envolvendo a mesma aeronave foi registrado em Pernambuco, em 2020.
De acordo com o histórico registrado em uma base de dados da Aeronáutica, o helicóptero prefixo PR-HHH sobrevoava a cidade de Camaragibe, também a serviço da Globo, quando perdeu potência. Em seguida, o painel indicou baixa rotação por minuto e pouca pressão de óleo. O comandante, então, optou por fazer um pouso forçado em um campo de futebol. Além do piloto, o cinegrafista estava a bordo. Ninguém ficou ferido.
Ao
Estado de Minas
, uma fonte informou que o piloto Dudu Barbatti, comandante do helicóptero da Globo Minas, relatou uma perda de potência quando a equipe se preparava para entrar ao vivo. Então, ele decidiu fazer um pouso de emergência em um campo de futebol na Região do Barreiro. Ao bater no solo, a cauda da aeronave se soltou. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
A principal suspeita do Corpo de Bombeiros é que tenha havido uma pane mecânica, mas só uma investigação coordenada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) será capaz de determinar o que causou o problema. A equipe de peritos é quem fará a liberação do desmanche da aeronave para que ela seja retirada do local. Com o pouso, o rotor de cauda ficou completamente destruído.
Ver galeria . 36 FotosO helicóptero da TV Globo Minas fez um pouso forçado na manhã desta segunda-feira (8/11) em um campo de futebol no Bairro Teixeira Dias, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Os três ocupantes não ficaram feridos. A suspeita é de que tenha ocorrido uma pane
(foto: Leandro Couri/EM/DA Press )
A aeronave
O helicóptero envolvido no acidente é um R44, fabricado pela Robinson, e pertence a uma empresa terceirizada da Globo. A aeronave foi fabricada em 2008.