Jornal Estado de Minas

MINAS

COVID: Carmo do Rio Claro faz testagem em crianças com 12 anos ou menos

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, no Sudoeste de Minas Gerais, fez nesta sexta-feira (05/11), testagem para detectar a presença do novo coronavírus em crianças com 12 anos de idade ou menos, das 8h ao meio-dia. O objetivo é prevenir possíveis infecções na volta às aulas, que acontece na próxima segunda-feira (08/11).




 
Os testes foram realizados na Praça Dona Maria Goulart, 37, na garagem da Secretaria de Educação, Região Central. Hoje foi aniversário de Carmo do Rio Claro e o movimento foi grande.
 
Ao todo, compareceram 120 alunos acompanhados de pais ou responsáveis e que apresentaram um documento de identificação. Dos 120 testados, seis deram positivo para COVID-19, dois que já tinham sido testados e de conhecimento da Secretaria Municipal da Saúde e quatro que ainda não tinham tido contato com ninguém infectado. 
 
As famílias serão testadas com antígeno que refere a infecção recente. Os seis alunos serão testados novamente na segunda-feira para ver se podem ou não frequentar as aulas. “Se constatado que a infecção realmente está curada, serão liberadas para a escola”, disse o secretário municipal de Saúde, Elias César Leandro.
 
A meta é testar de 900 a 1 mil alunos. Os testes foram aplicados em todas as crianças que ainda não foram vacinadas, com 12 anos ou menos, e que retornarão aos bancos escolares. Os que não estão estudando e demonstraram interesse em fazer a testagem anticovid e compareceram acompanhados de pais ou responsáveis fizeram o teste.




 
Não foi obrigatória a testagem, mas a Educação orientou os pais para que fizessem os testes em todas as crianças que irão às aulas de forma presencial. Segundo o secretário Elias, a secretaria estuda fazer testes nas escolas municipais, estaduais e particulares também, num total de 880 adolescentes que ainda não fizeram a testagem.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico emitido ontem à tarde pela Secretaria Municipal de Saúde, Carmo do Rio Claro tem 1.643 casos da doença confirmados desde o início da pandemia, 1578 recuperados, 1 internado, 2 casos em recuperação domiciliar e 62 óbitos pela COVID-19.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.



 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19