
A reabertura do museu aconteceu no final de setembro, com o horário reduzido, e apenas nas quartas, quintas e sextas-feiras. Por enquanto, o museu segue com os dias de visitação reduzido, mas ampliando seu horário de funcionamento.
O museu conta com uma nova exposição sobre crânios de mamíferos nativos e exóticos. Além disso, uma exposição de arte sobre as Festas do Rosário de Minas Gerais. Também estão abertas à visitação as exposições permanentes.

Luiza recomenda o programa à população e diz que o local está seguindo todos os protocolos: "Conhecimento é o que eles estão mais precisando. Acaba que com a pandemia a gente fez muita coisa em casa. Tentei fazer muitas coisas com eles, de arte. Mas chega uma hora em que a gente fica sem saber o que fazer, não sou da área de pedagogia, então com certeza, é um programa sensacional e que ainda vai render bastante conversa a partir de hoje", relata.

No Museu de Ciências Naturais, são permitidos 135 visitantes por turno, nos perídos de manhã e tarde. O coordenador Bonifácio Teixeira explica que devido ao fato de o agendamento ser realizado previamente por telefone, e o pagamento presencialmente na porta do museu, muitas pessoas acabam não comparecendo, o que deixa o fluxo de pessoas mais flexível. A entrada no museu é de R$ 12 para cada visitante. Crianças de 3 a 10 anos e idosos pagam meia.
Segundo a instituição, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas aprovou os protocolos de funcionamento. O uso de máscara é obrigatório, é necessário respeitar a sinalização e o distanciamento físico. Além disso, os bebedouros só podem ser utilizados para abastecimento das garrafas individuais.
Mesmo seguindo todos os protocolos de segurança para a COVID-19, o coordenador do Museu explica que a visitação de grupos de escolas não é incentivada pelo local por enquanto.
O museu fica localizado na Rua Dom José Gaspar, 290, no Bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e o telefone para agendamento é: (31) 3319-4520.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
