(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Museu de Ciências Naturais da PUC Minas tem horário de visitação ampliado

Horário de visitação é ampliado, mas os dias continuam reduzidos e agendamento ainda é necessário


03/11/2021 13:05 - atualizado 03/11/2021 13:42

Visitante no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
Reabertura do Museu ocorre de forma gradual (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Nesta quarta-feira (3/11), o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas está ampliando o seu horário de visitação. A reabertura do museu vem ocorrendo de forma gradual, e agora o seu horário de funcionamento passa a ser das 9h às 17h, sendo que antes era das 10h às 16h. O agendamento para comparecimento ao local ainda é necessário e é realizado por telefone.

A reabertura do museu aconteceu no final de setembro, com o horário reduzido, e apenas nas quartas, quintas e sextas-feiras. Por enquanto, o museu segue com os dias de visitação reduzido, mas ampliando seu horário de funcionamento. 

O museu conta com uma nova exposição sobre crânios de mamíferos nativos e exóticos. Além disso, uma exposição de arte sobre as Festas do Rosário de Minas Gerais. Também estão abertas à visitação as exposições permanentes. 

Mãe com seus dois filhos no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
Luiza levou seus filhos pela primeira vez a um museu (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Ansiosa pela reabertura do museu, a engenheira Luiza Freire, de 35 anos, realizou uma visita com seus dois filhos, Henrique, de 5 anos, e Marcelo, de 1 ano e 5 meses. Ela conta que esses programas passaram a ser mais valorizados pela família, e que não visitava esses espaços há mais de dois anos: "É uma possibilidade de programa cultural com os meninos muito interessante".

Luiza recomenda o programa à população e diz que o local está seguindo todos os protocolos: "Conhecimento é o que eles estão mais precisando. Acaba que com a pandemia a gente fez muita coisa em casa. Tentei fazer muitas coisas com eles, de arte. Mas chega uma hora em que a gente fica sem saber o que fazer,  não sou da área de pedagogia, então com certeza, é um programa sensacional e que ainda vai render bastante conversa a partir de hoje", relata. 
 
Família visitando Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
José Sidney visitando pela primeira vez um museu com sua família (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
José Sidney, de 43 anos, operador de tubulão, estava visitando pela primeira vez um museu com sua família. Ele acredita que a pandemia despertou a curiosidade para esse tipo de programa em muitas pessoas: "Algumas pessoas eram meio desinteressadas, não davam valor às coisas, e hoje em dia, depois que veio a pandemia, muita gente morrendo, as pessoas dão mais valor à vida. (...) Se a gente não procurar dar uma passeada, conhecer as coisas, a gente vai perdendo, né, porque a vida passa tão rápido". 

No Museu de Ciências Naturais, são permitidos 135 visitantes por turno, nos perídos de manhã e tarde. O coordenador Bonifácio Teixeira explica que devido ao fato de o agendamento ser realizado previamente por telefone, e o pagamento presencialmente na porta do museu, muitas pessoas acabam não comparecendo, o que deixa o fluxo de pessoas mais flexível. A entrada no museu é de R$ 12 para cada visitante. Crianças de 3 a 10 anos e idosos pagam meia.

Segundo a instituição, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas aprovou os protocolos de funcionamento. O uso de máscara é obrigatório, é necessário respeitar a sinalização e o distanciamento físico. Além disso, os bebedouros só podem ser utilizados para abastecimento das garrafas individuais. 

Mesmo seguindo todos os protocolos de segurança para a COVID-19, o coordenador do Museu explica que a visitação de grupos de escolas não é incentivada pelo local por enquanto. 

O museu fica localizado na Rua Dom José Gaspar, 290, no Bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e o telefone para agendamento é: (31) 3319-4520. 

* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)