(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NA PRÓXIMA SEMANA

Varginha anuncia retorno às aulas com 100% das atividades presenciais

Prefeitura da cidade do Sul de Minas determina volta das aulas 100% presenciais e sem distanciamento a partir de segunda-feira (1º/10)


29/10/2021 16:35 - atualizado 29/10/2021 16:55

Sala de aula em Varginha respeitando o distanciamento
As escolas passam a atender com 100% da capacidade a partir de segunda-feira (1º/11) (foto: Prefeitura Municipal de Varginha/Divulgação)
Varginha anunciou o retorno das aulas presenciais com 100% da capacidade das unidades de ensino a partir da próxima segunda-feira (1º/11). A prefeitura da cidade do Sul de Minas justificou a liberação ao aumento da vacinação e ainda manteve normas para evitar a propagação da COVID-19, como, por exemplo o uso de máscaras.
 
"O avanço da vacinação e a adoção das medidas cumulativas de prevenção a COVID-19 nas instituições de ensino contribuiu significativamente para a melhora do cenário epidemiológico da COVID-19, possibilitando o recuo de algumas medidas restritivas anteriormente estabelecidas para o ambiente escolar", argumenta a gestão municipal, em trecho de nota ( leia a íntegra abaixo ).
 
As novas orientações e determinações foram oficializadas nessa quarta-feira (27/10). A prefeitura reforçou que, mesmo com a flexibilização, "outras medidas de prevenção devem ser cumpridas pelas instituições de ensino pública e privadas", "considerando que a COVID-19 ainda é uma ameaça à saúde coletiva". 
 
Veja quais serão as cinco medidas:
 
  • Uso universal de máscaras cobrindo boca e nariz
  • Lavagem das mãos e etiqueta respiratória
  • Limpeza e manutenção frequente das instalações
  • Rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena
  • Vacinação da população elegível, em especial trabalhadores da educação e vacinação de adolescentes entre 12 a 17 anos
 
Entre as principais medidas estabelecidas para essa flexibilização, destaca-se justamente a liberação para o retorno, com atividades 100% presenciais, de todos os alunos da educação infantil e ensino superior. As medidas de distanciamento foram revogadas.
 
“No município de Varginha não foram evidenciados, até o momento, surtos no ambiente escola, o que denota a efetividade das medidas de controle implementadas e a adesão de toda comunidade escola no cumprimento dessas medidas”, ressalta a prefeitura.
 
A reportagem questionou alguns pontos do novo protocolo voltado para a educação, mas, até esta publicação, não teve a demanda respondida. Tão logo a prefeitura se manifeste, este material será atualizado.
 

Veja a nota da Prefeitura de Varginha na íntegra

 
“Prefeitura de Varginha atualiza protocolo sanitário específico para Educação com vigência a partir de 01/11/21
 
O avanço da vacinação e a adoção das medidas cumulativas de prevenção a COVID-19 nas instituições de ensino contribuiu significativamente para a melhora do cenário epidemiológico da COVID-19, possibilitando o recuo de algumas medidas restritivas anteriormente estabelecidas para o ambiente escolar.
 
A nova versão do Protocolo Sanitário Específico para educação avança na implementação das medidas de flexibilização, no entanto, considerando que a COVID-19 ainda é uma ameaça à Saúde Coletiva, outras medidas de prevenção devem ser cumpridas pelas instituições de ensino pública e privadas.
 
As medidas estabelecidas neste protocolo fazem parte das 05 estratégias reconhecidamente eficazes para a prevenção da COVID-19 como:
 
1. Uso universal e correto de máscaras cobrindo boca e nariz.
2. Lavagem das mãos e etiqueta respiratória
3. Limpeza e manutenção frequente das instalações;
4. Rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena
5. Vacinação da população elegível, em especial trabalhadores da educação e a vacinação de adolescentes entre 12 a 17 anos.
 
Dentre as principais medidas de flexibilização destaca-se:
 
- Todos os alunos da educação infantil ao ensino superior poderão retornar com atividades 100% presenciais.
 
- Flexibilização das medidas de distanciamento em todo o ambiente escolar.
 
A Prefeitura, através da Superintendência de Combate a COVID-19, ressalta que no município de Varginha não foram evidenciados, até o momento, surtos no ambiente escolar, o que denota a efetividade das medidas de controle implementadas e a adesão de toda comunidade escolar no cumprimento dessas medidas.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)