(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALFREDO É O NOME DELE

Jacaré aparece em avenida movimentada e diverte, mas biólogo alerta

Conhecido dos moradores de Lagoa Santa, réptil tem até nome: Alfredo; jacaré diverte e viraliza nas redes, mas preocupa residentes e biólogo faz alerta


28/10/2021 20:06 - atualizado 28/10/2021 20:26

jacaré Alfredo é flagrado atravessando rua em Lagoa Santa
Vídeo foi gravado por uma moradora e postado em uma rede social conhecida na cidade (foto: Nathalia de Oliveira/Arquivo pessoal)
Um vídeo do jacaré-de-papo-amarelo conhecido como Alfredo tentando atravessar uma avenida em Lagoa Santa viralizou nesta quinta-feira (28/10). O réptil foi flagrado em uma via que fica em frente à orla da Lagoa Central, na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte - e divertiu a internet.
 
Alguns comentários foram sobre o quanto Alfredo estaria "gordo". A circunferência abdominal recebeu comentários como: “olha o tamanho da barriga do Alfredo” e “tá bem fora de forma”. Outro comentário bem-humorado foi em defesa do animal, dizendo que ”está fazendo caminhada para ficar fitness para o verão”.
 
 
 

Apesar das brincadeiras...

 
Gordo ou magro, a verdade é que o réptil de Lagoa Santa, toda vez que aparece em público, levanta muita polêmica sobre a sua vivência no meio urbano. Muitos moradores temem que o réptil um dia possa atacar um humano, principalmente uma criança.
 
De acordo com o biólogo do ICMBio e coordenador do programa de cooperação entre o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), Marcos Coutinho, a espécie Caiman latirostris - conhecida como jacaré-de papo-amarelo - pertence à fauna da Lagoa Central e está no ambiente antes de existir a cidade.
 

É dócil, mas pode atacar 

 
O biólogo, que também é professor no Departamento de Biologia da UFMG, recomenda que moradores não mexam com o réptil, que o deixe circular livremente pelo espaço. A espécie é dócil e já encontrou alimentos que façam parte da cadeia alimentar dele, diz o estudioso, que ainda alerta: se sentir ameaçado, pode atacar.
 
“Ele é um animal silvestre, faz parte da fauna, não é um animal de criatório. Ele faz parte antes da paisagem urbana existir, nós temos que aprender a conviver com a nossa fauna”.
 

Viralizou 

 
A moradora de Lagoa Santa, Nathalia de Oliveira conta que costuma fazer caminhadas na calçada da Avenida Getúlio Vargas e que já coleciona fotos e vídeos do Alfredo. O vídeo enviado para o administrador da página no Instagran, Felipe Toledo, foi filmado na terça-feira (26/10) e, com apenas 19 minutos de postagem, já tinha milhares de visualizações.
 
“Mesmo não sendo horário de pico, acho que o Alfredo queria ser guarda de trânsito, mas, na verdade, ele parou o trânsito, todos queriam um registro dele”, brinca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)