(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VOLTA ÀS SALAS DE AULA

Escolas municipais de Pouso Alegre retomam aulas 100% presenciais

Apesar da liberação da capacidade total das salas de aula, pais ainda podem manter seus filhos estudando no formato híbrido


20/10/2021 18:17 - atualizado 20/10/2021 18:35

Crianças fazem fila para entrar na escola
Escolas municipais de Pouso Alegre retomam aulas 100% presenciais (foto: Terra do Mandu )
As escolas municipais de Pouso Alegre, Sul de Minas, retomaram as aulas de forma 100% presencial nesta quarta-feira (20/09). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, esse retorno com a capacidade total das salas liberadas ocorre em todas as unidades educacionais do município. Porém, a adesão dos alunos neste primeiro dia ficou abaixo do esperado. 

“Este primeiro dia ainda está sendo frustrante, diante dessa cultura de que dia de chuva e frio não é dia de ir para as escolas. Em algumas escolas, recebemos números significativos, mas ainda temos que caminhar muito diante do que a pandemia causou, trazendo esse desinteresse pela escola”, afirma a secretária de Educação, Leila Fonseca. 

Por enquanto, o retorno ainda não é obrigatório. Ou seja, os pais, que preferirem, podem manter seus filhos estudando pelo formato híbrido. Entretanto, as aulas online somente serão disponibilizadas através da Plataforma Educacional da Secretaria Municipal de Educação.

Além disso, os grupos de WhatsApp criados para contato com os professores serão desativados, uma vez que os docentes retornarão às salas de aula. Já os alunos sem acesso à internet devem buscar as atividades impressas na escola em que estão matriculados.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, todas as medidas de higiene estão sendo adotadas para garantir a segurança sanitária na volta total da capacidade das escolas. 

Secretaria reforça que nada substitui a aula presencial

Segundo a secretária de Educação, nada substitui a presença de um professor dentro da sala de aula. “A aprendizagem é muito mais significativa quando tem a interação dos alunos. Quando o aluno consegue levantar a mão na hora e tirar a dúvida com o professor. Então o ganho na aprendizagem é muito grande. Os pais precisam nos ajudar nesse momento, porque já temos seriíssimas consequências em relação aos meses que ficamos no ensino remoto”, afirma Leila Fonseca. 

O retorno das aulas de forma 100% também é defendido por alguns pais e alunos. “É uma diferença muito grande, porque elas desaprenderam muita coisa nesse tempo em que ficaram paradas. E até no dia a dia nosso, para quem trabalha todo dia”, disse uma das mães, Aline Funchal. “Em casa a gente não aprende quase nada, na escola a gente aprende mais”, afirmou a estudante Sara. 

A secretária de Educação ainda reforça que apesar de faltar cerca de 30 dias para o término do ano letivo, esse período vai trazer muitos ganhos, principalmente no quesito socioemocional: "É necessários que essas crianças venham, mesmo nessa reta final. Porque tudo que nós fizermos de diagnóstico agora, ajuda a gente no plano de recomposição de 2022". 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)