(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMBATE À DESIGUALDADE SOCIAL

Itabira vai distribuir absorventes íntimos a meninas em vulnerabilidade

Cidade da Região Central de Minas sanciona Lei de Promoção da Dignidade Menstrual e cerca de 600 meninas de 13 a 17 anos serão beneficiadas


09/10/2021 13:40 - atualizado 11/10/2021 19:15

absorvente íntimo
Itabira vai distribuir absorventes íntimos para meninas em situação de vulnerabilidade (foto: burin kul/Pixabay)
Na contramão da polêmica decisão do presidente Jair Bolsonaro, nesta semana, de  vetar o projeto de lei que pretendia distribuir gratuitamente absorventes íntimos  a meninas em vulnerabilidade social no Brasil, o prefeito de Itabira, na Região Central de Minas, Marco Antônio Lage sancionou, na sexta-feira (8/10), a Lei de Promoção da Dignidade Menstrual.

A nova legislação de Itabira busca conscientizar a população sobre a menstruação e garantir o acesso aos absorventes higiênicos femininos como fator de redução da desigualdade social. A lei, agora em vigor, é de autoria da vereadora Rose Félix (MDB), única mulher na Câmara de Itabira.

Pelos registros da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), mais de 600 meninas, com idades entre 13 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade poderão ser beneficiadas.
 

Segundo a prefeitura, a distribuição de absorventes busca a redução de impactos sociais muitas vezes desconhecidos de grande parte da sociedade. “São comuns, por exemplo, casos de jovens e adolescentes que deixam de ir à escola, ao trabalho ou qualquer reunião social por causa do período menstrual. Os registros da SMAS apontam para 436 meninas em situação de extrema pobreza e 206 em situação de pobreza, totalizando 642 jovens”, diz a prefeitura por nota.

O que propõe a nova lei


O acesso aos absorventes higiênicos é um dos pontos da lei. A nova legislação ainda propõe, entre outras medidas, que o município desenvolva medidas para combater desinformações e tabus sobre a menstruação, com aplicação do diálogo sobre o tema em políticas e serviços públicos, nas interações com a comunidade e com as famílias.

Para isso, caberá à prefeitura incentivar a realização de palestras, cursos e outras formas de conscientização através das quais a menstruação seja abordada como um processo natural do corpo feminino.

Para o prefeito Marco Antônio Lage, a sanção da lei na véspera do aniversário de Itabira é um ato simbólico e demonstra a preocupação da gestão municipal com as desigualdades sociais e a equidade de gênero.
 
“É uma lei que pode parecer simples num primeiro olhar, mas que tem uma profundidade e uma importância muito grande. A menstruação, infelizmente, ainda é um tabu muito grande, especialmente nas camadas mais vulneráveis da sociedade. É compromisso nosso, aliás, um dever nosso, entender essas mazelas e buscar as soluções que dignifiquem as mulheres da nossa cidade”, comenta o prefeito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)