(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIGNIDADE MENSTRUAL

Araxá sanciona lei para distribuição gratuita de absorventes higiênicos

Absorventes serão distribuídos para alunas das escolas municipais e para mulheres carentes


27/08/2021 23:11 - atualizado 27/08/2021 23:18

Aprovação da lei busca promover mais dignidade menstrual a estudantes e mulheres em situação de vulnerabilidade em Araxá
Aprovação da lei busca promover mais dignidade menstrual a estudantes e mulheres em situação de vulnerabilidade em Araxá (foto: Foto Ilustrativa / Depositphotos)
Araxá sancionou nesta sexta-feira (27/7) uma lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e a estudantes das escolas públicas municipais.
 
A lei não é impositiva, mas o prefeito da cidade do Alto Paranaíba, Robson Magela (Cidadania), confirmou que a distribuição começa a ser feita ainda este ano, tanto nas escolas da rede municipal quanto nas cestas básicas já distribuídas pela secretaria de Ação Social.
 
Para a secretária de Educação de Araxá, Zulma Moreira, a proposta vem de encontro à promoção da dignidade menstrual. “Principalmente nas escolas de bairros mais carentes, os professores presenciam inúmeras situações vivenciadas por alunas por falta de condições para ter o item de higiene pessoal”, reitera.
 
Vereadoras foram autoras da lei
 
A lei sancionada hoje foi apresentada pelas três vereadoras da Câmara de Araxá: professora Leni Nobre (PT), Maristela Dutra (Patriota) e Fernanda Castelha (PMN), e aprovada por unanimidade no dia 10 de agosto.
 
De acordo com a vice-presidente da Câmara, Fernanda Castelha, a ideia de tratar o tema como política pública surgiu entre as três parlamentares, ao mesmo tempo.
 
“É um tema que este mês foi bastante divulgado na mídia. E nós, vereadoras, trouxemos para a tribuna este tema no mesmo dia. Escrevemos o projeto e agora virou lei. Uma política pública extremamente importante para quem vive com pouco”, enfatiza.
 
Já a vereadora Maristela destaca que a lei não só regulamenta a distribuição do item de higiene como também sugere a promoção de debates visando o desenvolvimento do pensamento livre de preconceito em torno da menstruação e de informações sobre a saúde feminina. “Estamos felizes por levantar essa bandeira, dando essa voz para as mulheres e trazendo para o debate um assunto que é tabu.”
 
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

A prefeitura de Araxá também sancionou a lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O órgão consultivo e deliberativo tem como objetivo garantir o pleno exercício de cidadania, por meio de propostas, acompanhamento, fiscalização, promoção, igualdade, aprovação e avaliação de políticas às mulheres, em todas as esferas da Administração Municipal. E busca promover a integração e a participação da mulher no processo social, econômico e cultural.

O conselho será composto por 10 conselheiras nomeadas pelo prefeito, sendo cinco representantes do Poder Público e cinco da Sociedade Civil.
 
Na foto, da esquerda para a direita: vereadoras autoras da lei Professora Leni Nobre, Fernanda Castelha e Maristela Dutra; e a secretária de Educação de Araxá, Zulma Moreira
Na foto, da esquerda para a direita: vereadoras autoras da lei Professora Leni Nobre, Fernanda Castelha e Maristela Dutra; e a secretária de Educação de Araxá, Zulma Moreira (foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)