Jornal Estado de Minas

ATÉ OUTUBRO

Araxá promove multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos

Araxá, no Alto Paranaíba, dará início, na próxima sexta-feira (1º/10), à Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes. No total, serão 17 vacinas disponíveis para que jovens possam atualizar a Caderneta de Vacinação em um único dia. A campanha se estende até 30 de outubro.



A mobilização abrange menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), e alerta sobre a importância da imunização de forma a garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis.

'Dia D'

No sábado (2/10), ocorrerá o 'Dia D' de multivacinação. A data é promovida pelo Ministério da Saúde para que todos os munícipios realizem mutirões para a vacinação de crianças e adolescentes.

Por meio das vacinas, é possível evitar doenças como sarampo, meningite, caxumba, pólio, rubéola e síndrome da rubéola congênita.

Vacinas disponíveis

Para crianças:
BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP%2bHib%2bHB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.





Para adolescentes:
Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

Poster da prefeitura divulga a Campanha de Multivacinação em Araxá (foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)


Locais e horários

Na sexta-feira, a campanha será promovida das 8h às 16h na Unicentro, Unioeste e ESF Pão de Açúcar, e das 12h às 17h no ESF Max Neumann. Estes horários e locais também valem para os dias de semana (segunda a sexta) até o dia 30/10.

Já para o 'Dia D', no sábado, as vacinações ocorrerão das 7h30 às 16h, na Unicentro, Unioeste e ESF Pão de Açúcar.

Endereços:

Unicentro - Av. Dâmaso Drummond, 275 – Vila São Pedro
Unioeste - Av. Professora Auxiliadora Paiva, 255 – Serra Morena
ESF Pão de Açúcar - Rua Eurindo Barbosa de Lacerda, 245 – Pão de Açúcar
ESF Max Neumann -  Rua Ubaldina Vieira Mendes, 65 - Max Neumann

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.



 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


audima