(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PIONEIRISMO

Uberaba é contemplada com a primeira vinícola do Triângulo Mineiro

A plantação de uvas dos tipos Syrah, Marsanne e Sauvignon Blanc estará localizada numa área de cerca de três campos de futebol, à margem da BR-050


25/09/2021 17:11 - atualizado 25/09/2021 17:24

Evento que registrou o início da primeira vinícola de Uberaba aconteceu nesta sexta-feira (24/9)
Evento que registrou o início da primeira vinícola de Uberaba aconteceu nesta sexta-feira (24/9) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Começou nesta sexta-feira (24/9), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o cultivo de mudas de videira, considerado a primeira vinícola da região. Em uma área de 2,5 hectares, situada à margem da BR-050, a Arpuro começou a plantar uvas dos tipos Syrah, Marsanne e Sauvignon Blanc, com previsão de colheita em 2023. A expectativa é que no local sejam gerados, inicialmente, 40 empregos fixos.
 
Nesta sexta-feira, aconteceu solenidade que marcou o início da nova lavoura. O evento contou com a presença da prefeita Elisa Araújo, acompanhada dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, do Agronegócio, José Geraldo Celani, entre outros convidados.
 
O empresário e um dos sócios da vinícola, Valério Marega Júnior, destacou durante o evento que o clima da região de Uberaba foi fundamental para a implantação do negócio.
 
“Sempre soubemos que em Uberaba é muito frio à noite e quente durante o dia. Confinados por conta da pandemia começamos a investigar o clima e o que podia ser feito com esse tipo de microclima. Após análises prévias da viabilidade do cultivo, implantamos o projeto”, explicou.

Ainda de acordo com Marega, a previsão é de que, ainda este ano, seja criado o Instituto Arpuro, entidade que será voltada para a capacitação de mão de obra local na plantação de videiras, no enoturismo, gastronomia e ensino básico.
 
“Além da vinícola, a empresa pretende lançar também um Wine Bar para degustação de vinhos. O intuito é torná-lo um atrativo turístico e mostrar aos visitantes as espécies de vinho que a empresa pretende cultivar”, contou.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Rui Ramos, a vinda da vinícola para o município abre um novo horizonte para a região que tem tradição na pecuária, na agricultura, cana de açúcar e soja. “É uma nova cultura. Essa diversificação é muito boa para o equilíbrio da economia da cidade e de toda a região”, destacou.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, que durante o evento plantou uma muda de videira, comemorou a implantação do pioneiro empreendimento em Uberaba. “Quando se pensava nisso? Estou muito empolgada com o profissionalismo, a consciência ambiental e social do negócio”, disse a prefeita.
 
Plantio de muda de videira feito pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo
Plantio de muda de videira feito pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)