(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINAS GERAIS

Incêndio ameaça reserva florestal e distrito indicado a prêmio da ONU

Fogo está queimando há dois dias e o Corpo De Bombeiros ainda não recebeu chamado da Secretaria de Meio-Ambiente


20/09/2021 21:20 - atualizado 20/09/2021 21:44

O fogo na Serra Capanema pode ser visto de São Bartolomeu
O fogo na Serra Capanema pode ser visto de São Bartolomeu (foto: Redes sociais)
Um incêndio, que mesmo depois de arder por dois dias, não foi comunicado ao Corpo de Bombeiros, está queimando a Serra de Capanema, próximo a Ouro Preto, e vem assustando os moradores do distrito de São Bartolomeu  um dia depois da localidade ser confirmada pela ONU  no concurso de “Melhores Vilas Turísticas do mundo”.

 

Segundo moradores, o fogo na Serra do Capanema está entre duas reservas naturais, a Floresta Uaimii e o Parque Florestal do Gandarela, e já teria invadido parte da Floresta Uaimii.

De São Bartolomeu se pode ver as chamas de longe. Segundo um brigadista, a preocupação aumenta porque está ventando muito na região, o que pode fazer com que o incêndio chegue a São Bartolomeu.


Por ser uma reserva florestal estadual, quem teria de cuidar e tomar providências seria a Secretaria Estadual do Meio-Ambiente, que questionada pela reportagem do Estado de Minas , respondeu: “Atendemos os incêndios ocorridos em áreas de conservação estaduais. O incêndio está em alguma UC? Se não, peço que apure junto aos bombeiros.”


Vídeo enviado por moradores da região


Nesta segunda-feira, apenas 13 brigadistas passaram a atuar contra o incêndio, sendo nove funcionários da Unidade de Conservação e outros quatro brigadistas do Parque Nacional da Serra do Gandarela.


A expectativa dos moradores, segundo disseram, é que a partir desta terça-feira o Corpo de Bombeiros seja acionado para esse combate, para a preservação da natureza.


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)