(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 12 A 17 ANOS

Divinópolis suspende vacinação de adolescentes

Mas prefeitura da cidade do Centro-Oeste mineiro garante retomada "assim que for liberado" pelo Ministério da Saúde


16/09/2021 19:38 - atualizado 16/09/2021 21:11

A vacinação de adolescentes sem comorbidades prevista para esta quinta-feira (16/9) foi mantida normalmente em Divinópolis
A vacinação de adolescentes sem comorbidades prevista para esta quinta-feira (16/9) foi mantida normalmente em Divinópolis (foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação)

A vacinação de adolescentes de 17 anos agendada para esta sexta-feira (17/9) foi suspensa em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A decisão foi baseada em nota técnica do Ministério da Saúde enviada na noite de ontem à prefeitura orientando para que não seja feita a imunização no grupo de 12 a 17 anos.

O cadastro para quem tem 17 anos foi aberto ontem e as primeiras doses já foram aplicadas hoje. A vacinação ainda era realizada até o fim desta tarde: cerca de mil adolescentes foram imunizados. A prefeitura afirmou, também, que as pessoas que tomaram a primeira dose têm a aplicação complementar garantida pelo município. 
 
Já os cerca de mil cadastrados para amanhã terão que aguardar uma nova recomendação do governo federal.  “A gente deixa claro que foi uma decisão do Ministério da Saúde e que assim que for liberado para a vacinação acontecer por idade, vamos comunicar e fazer novas inscrições destes adolescentes”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida.

A nota do governo federal restringe a vacinação a três perfis específicos:

  • Adolescentes com deficiência permanente;
  • Com comorbidades;
  • e privados de liberdade.

Os relatos de doses insuficientes para aplicação - principalmente da segunda dose - em alguns municípios basearam a decisão do Ministério da Saúde. O órgão também citou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a imunização de crianças com ou sem comorbidades.


Com comorbidades


Em Divinópolis, o cadastramento para adolescentes com comorbidades será mantido. Ele pode ser feito pelo site da Prefeitura e pelo APP Divinópolis. A vacinação deste público foi iniciada na quarta-feira (15/9) e será mantida normalmente.

Junto com o cadastro sairá uma auto declaração para os pais e/ou responsáveis informarem a condição do adolescente. Além da declaração é obrigatório que, no dia da vacinação, seja apresentado também algum documento que comprove a condição especial.

Serão aceitos:

  • Carteira de passe livre;
  • Cartão de BPC;
  • Matrícula em unidade de ensino especial (exemplo Apae);
  • Receita médica.

Também devem ser apresentados os cartões SUS e o da Unidade de Saúde, além da caderneta de vacinação.

Pais e responsáveis de adolescentes com comorbidades, acamados ou com dificuldade de locomoção, poderão solicitar a vacinação em domicílio por meio dos telefones: (37) 32296870, (37) 99105 0016 ou (37) 9 91811234.


Vacinômetro


Divinópolis recebeu doses até terça-feira (14/9). O último boletim atualizado, divulgado nessa quarta-feira (15/9), informa que foram aplicadas 257.214 doses, sendo 165.783 da primeira dose, 85.358 da segunda e 6.073 doses única.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)