(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVOS ARES

Após interrupção pela pandemia, Folia de Reis com 281 anos anuncia volta

O grupo Caravana de Reis, do pequeno município de Jequitibá, vai anunciar a tradicional caminhada natalina através do YouTube


16/09/2021 19:10 - atualizado 16/09/2021 20:38

O grupo Caravana de Reis do Souza é O mais antigo da microrregião do Alto do Rio das Velhas, fundada em 1740
O grupo Caravana de Reis do Souza é O mais antigo da microrregião do Alto do Rio das Velhas, fundada em 1740 (foto: Rafael Martins/Arquivo pessoal)
Jequitibá, pequeno município mineiro com 5 mil habitantes, está esperançosa. O tradicional grupo de Folia de Reis do Souza deve sair novamente neste ano após a única interrupção em quase 300 anos. Por causa da pandemia da COVID-19, não saiu em 2020, mas voltará neste ano se a vacina e os indicadores mantiverem a evolução atual.
 
“Foi um ano muito triste para todos que mantêm essa tradição com os nossos companheiros de caminhada. Se essa pandemia continuar diminuindo e a vacina chegar para todos, esse ano retomamos nossas atividades junto ao grupo”, disse, emocionado e esperançoso, Helbert Aparecido, presidente e mestre da Caravana de Reis do Souza.
 
As apresentações, chamadas de peregrinação dos magos ou caminhada de Santos Reis, aconteciam há mais de 200 anos ininterruptamente, ostentando 12 gerações de integrantes, em Jequitibá e região. O grupo foi criado em 1740.
 
Novos ares
 
No próximo domingo (19/9), às 10h, o grupo vai anunciar no canal do YouTube da Caravana de Reis do Souza a tradicional caminhada natalina para o ano de 2021.
 
Mesmo os moradores do arraial sabendo que seria apenas uma apresentação para gravação de um vídeo simples, a comunidade do Souza se reuniu, em torno dos preparativos e ornamentação da capelinha de Nossa Senhora da Conceição, como se fosse em dia de festa para receberem os foliões.
 
“Todos estamos rezando para que essa pandemia passe logo. As pessoas aqui do Souza estão muito ávidas, à espera do período natalino, só para receberem a folia em suas casas”, conta a cantadeira Marli, do grupo folclórico Cantadeiras do Souza, que teve suas canções apresentadas na série Cidade Invisível, da Netflix. 

Produção
 
As gravações foram realizadas pelos artistas de teatro Rafael Martins, Carol Canuto e Paulinho do Boi, todos do Quintal do Boi da Manta, em um trabalho colaborativo com a Caravana, tomando todos os cuidados sanitários exigidos.
 
De acordo com Paulinho do Boi, as datas da gravação e exibição do vídeo foram escolhidas por causa da janela de permissão sanitária, devido ao momento pandêmico.
 
O trabalho foi viabilizado através da Lei Aldir Blanc, amparado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Jequitibá.
 
Distrito de Souza
 
A comunidade é localizada na estrada da Servidão, às margens do Rio das Velhas, cerca de 10 km de Jequitibá.
 
Jequitibá ostenta o título de “Capital Mineira do Folclore”, canalizando projetos e trabalhos para manutenção das diversas manifestações culturais, dentre elas, as folias de reis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)