(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas A CADA TRÊS DIAS

Quem quiser acompanhar paciente em hospital terá de fazer teste da COVID-19

Santa Casa de Formiga, no Centro-Oeste mineiro, fala em 'proteção e segurança' dos pacientes e funcionários; testes deverão ser bancados pelos acompanhantes


27/08/2021 18:06 - atualizado 27/08/2021 18:17

A Santa Casa de Formiga é o principal hospital da cidade e referência para o SUS(foto: Santa Casa de Formiga/Divulgação)
A Santa Casa de Formiga é o principal hospital da cidade e referência para o SUS (foto: Santa Casa de Formiga/Divulgação)
Acompanhantes de pacientes da Santa Casa de Formiga, no Centro-Oeste de Minas, terão, obrigatoriamente, que fazer o teste da COVID-19 a cada três dias. A diretoria do hospital alegou “proteção” e “segurança” ao estabelecer a exigência que deverá ser custeada por cada pessoa.

 
“O hospital conta com alas como pediatria, UTI pediátrica, maternidade e clínica não COVID, onde a maioria das vezes são pacientes debilitados e/ou imunossuprimidos”, argumentou. A unidade é referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) e da microrregião de saúde.

Apesar do exame ser menos efetivo em assintomáticos, segundo a diretoria, ele gera segurança ao hospital. “Em não estar colocando o próprio paciente e os outros que ali se encontram internados em risco de contaminação”, completou. A medida, conforme a nota, também amplia a segurança para os funcionários.

Geralmente, os quartos e enfermarias são ocupados por mais de um paciente ao mesmo tempo. “Como sabemos, o SARS COV-2 é transmitido principalmente por gotículas respiratórias, onde a proximidade aumenta ainda mais a chance de contaminação”, alegou.

Mesmo citando o cenário melhor, a diretoria destaca que a pandemia ainda não acabou. Para se ter ideia, entre os dias 20 e 23 de agosto, Formiga registrou 69 novos casos da doença.

“Até que nos encontremos em uma situação mais confortável, a Santa Casa de Caridade de Formiga tem por direito estabelecer protocolos internos que visam a segurança dos pacientes e funcionários”, afirmou.

Além do exame, a Santa Casa exige outras medidas sanitárias, como o uso de máscara e o incentivo a lavagem das mãos.

Doação

Para tentar minimizar o impacto financeiro para os acompanhantes, a prefeitura de Formiga vai disponibilizar 300 testes rápidos por mês para atender a essa demanda.

O último boletim divulgado na quarta-feira (25/8), pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta 10.444 casos confirmados de COVID-19. Desde o início da pandemia, 248 pessoas perderam a vida em decorrência da doença na cidade.

*Amanda Quintiliano especial para o EM 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)