(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Rio Novo, em Minas, confirma morte pela variante delta do coronavírus

De acordo com a prefeitura local, paciente de 74 anos veio do Rio de Janeiro para visitar parentes na cidade situada na Zona da Mata


21/08/2021 22:29 - atualizado 22/08/2021 17:22

UFMG identificou variante delta do novo coronavírus em Minas Gerais(foto: Marcílio Lana/UFMG)
UFMG identificou variante delta do novo coronavírus em Minas Gerais (foto: Marcílio Lana/UFMG)
A Prefeitura de Rio Novo, na Zona da Mata mineira, confirmou uma morte por COVID-19 causada pela variante delta do novo coronavírus. O paciente de 74 anos veio do Rio de Janeiro para visitar parentes na cidade do interior.

Segundo a prefeitura, o idoso foi atendido em uma unidade médica de Rio Novo e reencaminhado a Juiz de Fora, na mesma região do estado. Na última sexta, a prefeitura vizinha confirmou a Rio Novo que se tratava de uma infecção pela cepa delta.

“A Secretaria de Saúde orienta para que toda população mantenha as medidas de combate à COVID-19. Segundo estudos recentes, as vacinas são eficientes e protegem também contra a (variante) delta, mas ela é mais virulenta, ou seja, transmite mais rápido e infecta mais pessoas”, informou Rio Novo em nota nas redes sociais.

Rio Novo tem 500 casos confirmados de COVID-19 e 25 mortes atestadas. A cidade tem pouco mais que 8 mil habitantes. A informação foi veiculada inicialmente pelo jornal O Tempo e confirmada pela reportagem.

Durante reunião do Comitê Extraordinário COVID-19 realizada na quinta, o secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti disse que o número de casos da delta ainda é baixo, embora a tendência seja de aumento. Minas já tem transmissão comunitária da cepa.

Há 12 casos confirmados no estado, sendo cinco na macrorregião Centro, quatro na Sudeste, dois na Noroeste e um na Norte. Esse total corresponde a 0,4% das amostras mineiras. No país, 21% das amostras já indicam contaminação pela variante.

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) analisa outros oito casos prováveis ligados à Delta.

Procurada pela reportagem, a SEE  informou que não foi notificada por parte do município. Mas, segundo a pasta, o  Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-Minas) está em contato com a Regional de Saúde de Juiz de Fora. Leia na íntegra:

''Sobre a sua solicitação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que, até o momento, não foi notificada, oficialmente, por parte do município, sobre o óbito mencionado. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-Minas) está em contato com a Regional de Saúde de Juiz de Fora para mais informações. Nova atualização deve ocorrer durante a semana.''


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)