(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Variante Delta em Minas: autoridades estão em alerta para aumento de casos

Estratégia é intensificar a vigilância em regiões que fazem divisa com outros estados como Rio de Janeiro, onde a variante está mais disseminada


19/08/2021 14:49 - atualizado 19/08/2021 15:44

Profissional de saúde analisa amostras na Funed, uma das instituições envolvidas no monitoramento das variantes do coronavírus no estado(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 12/3/20)
Profissional de saúde analisa amostras na Funed, uma das instituições envolvidas no monitoramento das variantes do coronavírus no estado (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 12/3/20)
O painel da evolução da COVID-19 mostra que Minas Gerais já tem transmissão comunitária da variante Delta. Durante reunião do Comitê Extraordinário COVID-19 realizada nesta quinta-feira (19/8), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que o número de casos ainda é baixo, embora a tendência seja de aumento

 

 


12 casos confirmados no estado, sendo cinco na macrorregião Centro, quatro na Sudeste, dois na Noroeste e um na Norte. Esse total corresponde a 0,4% das amostras mineiras. No país, 21% das amostras já indicam contaminação pela variante.

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) analisa outros oito casos prováveis ligados à Delta

Em Belo Horizonte, nessa terça-feira (17/8), mais um caso de contaminação pela variante foi detectado. É o terceiro episódio encontrado na capital. 

Segundo a PBH, a paciente contaminada é profissional do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), já cumpriu isolamento domiciliar e está recuperada. Ela apresentou sintomas leves e manteve quadro de saúde estável enquanto esteve doente.

A estratégia adotada pelo Comitê Extraordinário COVID-19 é de intensificar a vigilância em regiões limítrofes, que fazem divisa com outros estados, como a Leste do Sul e a Sudeste, que estão próximas do Rio de Janeiro, onde a variante está mais disseminada. 

“Já temos transmissão comunitária dentro do estado, mas ela ainda está baixa. As medidas de prevenção para a variante Delta devem ser mantidas: uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social. É importante que a gente continue seguindo esses protocolos”, frisa o secretário. 
 

Morte de bebê com suspeita da variante


A morte de um bebê de nove meses por COVID-19, confirmada na segunda-feira (16/8), causou comoção e apreensão em Patos de Minas, Região do Alto Paranaíba. 

Há suspeita de contaminação pela variante Delta, por isso o material biológico do menino foi coletado e encaminhado para análise na capital. Ainda não há resultado.

O menino estava internado em um hospital particular da cidade. A família chegou a fazer uma campanha para arrecadar R$ 10 mil para comprar um medicamento. O valor foi alcançado na sexta-feira (13/8), mas o bebê acabou falecendo um dia depois.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)