(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Diarreia e vômitos

Moradores de quatro cidades do Centro Oeste mineiro relatam surto de virose

Secretário de Saúde de Itaúna relata que pelo menos 10 atendimentos por dia foram feitos em todas as unidades de saúde; Secretaria Regional não foi notificada


20/08/2021 19:11 - atualizado 20/08/2021 19:18

Moradores do Centro Oeste de Minas relatam surto de diarreia e vômito
Moradores do Centro Oeste de Minas relatam surto de diarreia e vômito (foto: Davi Lara)

 
Um surto de virose é relatado por moradores de pelo menos quatro cidades da região Centro Oeste de Minas. De acordo com o secretário de Saúde de Itaúna, Fernando Meira, trata-se de um surto de enterovirose que está acontecendo, além de Itaúna, também em Divinópolis e Itatiaiuçu. Relatos também foram registrados em Piracema. Moradores de Martins Soares, cidade da Zona da Mata mineira, e Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte, também reclamam da virose que está causando diarreia e vômitos.



"Desde o começo da semana passada estamos recebendo relatos de virose. Nas unidades de saúde, na semana passada, chegamos a atender de 10 a 12 casos em um único dia em cada unidade. Já entramos em contato com a Superintendência Regional de Saúde para nos auxiliar no monitoramento”, relatou o secretário de Saúde de Itaúna, em entrevista a uma rádio local.
 
Nas redes sociais, os relatos dos moradores de episódios envolvendo vários membros de uma mesma família ou colegas de empresas se multiplicam. Uma moradora de Itatiaiuçu disse: "Aqui em Itatiaiuçu também. Minha filha e meu esposo tiveram, aqui na cidade tem um surto desde semana passada". Um morador de Piracema contou: "Aqui também várias pessoas estão com diarreia, está na cidade toda". "Santa Edwirges, bairro de Itaúna, também está com surto. Eu e meu filho e na empresa que trabalho muitas pessoas também", relatou outra moradora em uma rede social onde os relatos se multiplicam.
 
O caminhoneiro Samir Luiz, morador de Itaúna, comentou: "Foi uma virose na cidade inteira! Pegou principalmente crianças! Dois dias de duração!". "Na ultima sexta feira, eu tive uma dor forte no estômago e vômitos. Inchaço abdominal. No mesmo dia, 10 colegas de trabalho apresentaram os mesmos sintomas, dois deles relataram diarreia também. Na terça feira agora, minha irmã, que não mora comigo, teve os mesmos sintomas. E várias pessoas na cidade já comentaram sentir o mesmo", contou uma moradora de Itaúna.

Outra moradora comentou que quando levou a filha ao médico pelo mesmo problema ele disse que já tinha atendido mais de 30 crianças com os mesmos sintomas.
 
O secretário de Saúde de Itaúna, Fernando Meira, cidade com o maior número de relatos de casos da virose, afirmou que ainda não há uma definição de qual vírus ou o que possa estar causando essa virose na cidade. Ele descarta a possibilidade de algum problema na água fornecida pelo SAAE. "Estamos fazendo exames mais específicos para descobrir qual vírus está relacionado a esse surto”, explicou Fernando Meira. Ele orienta a população a buscar ajuda médica adequada diante dos sintomas. "Hidratação, medicação de acordo com o que o médico indicou e monitoramento dos contatos", orienta Meira, que também é médico.
  

Regional de Saúde


Contactada pelo Estado de Minas, a Secretaria Regional de Saúde afirmou, por meio de nota, que não recebeu notificação de surto das cidades onde os relatos dos moradores ocorrem em maior número.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que, conforme relatório semanal, não foi formalizada ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-MG) a notificação de suspeita ou rumor de surto de doença diarreica ou aumento de hospitalizações até o momento, em 20/8, nas cidades de Itatiaiuçu, Piracema, Divinópolis e Itaúna. Também nenhuma amostra para pesquisa de vírus entérico foi enviada à Fundação Ezequiel Dias (Funed) pelas quatro cidades citadas.

A Unidade Regional de Saúde de Divinópolis da SES-MG está em contato com as cidades para apuração.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)