(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REPARAÇÃO

Indenização da Vale vai reequipar Defesa Civil de 479 cidades de Minas

Caminhonetes 4x4, notebooks, coletes e trenas digitais estão sendo adquiridas por meio de compromisso firmado no Termo de Reparação de Brumadinho


20/08/2021 17:12 - atualizado 20/08/2021 17:46

Caminhonetes, notebooks e trenas digitais serão distribuídos para as cidades e regionais
Caminhonetes, notebooks e trenas digitais serão distribuídos para as cidades e regionais (foto: Divulgação / Defesa Civil)
Equipamentos para estruturação de 479 Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e 18 Regionais de Defesa Civil (Redec) devem ser entregues  pelo governo de Minas Gerais  até outubro. Os kits são compostos por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital. 

 

 


O objetivo é estruturar os municípios e garantir melhor atendimento em situações de emergência , como inundações e outras situações adversas.

“A estruturação das coordenadorias municipais de proteção e Defesa Civil em cada cidade de Minas representa a integração dos esforços entre diversos atores públicos na solução dos problemas, com a finalidade de garantir melhor atendimento ao povo mineiro”, destaca o governador Romeu Zema (Novo).

Danos causados pelo rompimento das barragens em Brumadinho


A compra dos veículos e dos demais produtos está sendo feita com recursos do Termo de Compromisso específico (TAC Defesa Civil), celebrado em novembro de 2020 e incorporado pelo Termo de Medidas para Reparação Integral dos danos causados pelo rompimento das barragens B-I, B-IV e B-IVA na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro de 2019. 

O Termo de Reparação foi assinado em fevereiro deste ano  pelo governo do estado de Minas Gerais, Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e Ministério Público Federal (MPF) com a Vale S.A. e homologado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Processo de estruturação


Em 10 de agosto, chegou ao fim a primeira fase do Edital de Chamamento Público nº 01/2021, que estabeleceu critérios técnicos para a estruturação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil no Estado de Minas Gerais. 

No total, 533 municípios apresentaram documentação em envelopes lacrados, com a finalidade de participar do processo e comprovar o preenchimento dos requisitos constantes do edital. 

O material foi conferido e analisado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que fez a seleção e a classificação dos municípios. A previsão é que o resultado, com as 479 cidades que alcançaram maior pontuação, seja divulgado em setembro.  

O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Osvaldo Marques, comemora a chegada de parte do material que será repassado aos municípios e regionais de defesa civil do estado. São 200 caminhonetes , notebooks e trenas digitais.

“Os novos veículos e os equipamentos que serão entregues aos municípios darão maior rapidez e mais qualidade aos atendimentos, auxiliando, também, na disseminação de comportamentos resilientes, voltados à proteção e à defesa civil no estado de Minas Gerais”, explica.

Mortos e desaparecidos 


O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho provocou a morte de 270 pessoas , entre elas duas grávidas. Dez vítimas ainda seguem sendo procuradas na área do desastre pelo Corpo de Bombeiros.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)