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Estado de Minas PILANTRAGEM

Com a pandemia, golpes pela internet crescem 180% em Araxá

Procon da cidade precisou aumentar o quadro de funcionários para conseguir atender o crescimento de atendimentos após a chegada da pandemia


19/08/2021 11:34 - atualizado 19/08/2021 12:35


O Procon Araxá fica localizado na Rua Perdizes, nº 280, no Centro(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
O Procon Araxá fica localizado na Rua Perdizes, nº 280, no Centro (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
 
Durante a pandemia da COVID-19, os golpes pela internet em Araxá cresceram aproximadamente 180%. Enquanto no primeiro semestre de 2020 foram registrados pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da cidade 103 atendimentos relacionados a este tipo de golpe, em 2021 foram contabilizados, neste mesmo período, 289 atendimentos.
 
Os dados foram informados pela secretária executiva do Procon de Araxá, Belma Nolli. Ela disse que após a chegada da pandemia as reclamações referentes a golpes pela internet aumentaram expressivamente na cidade.
 
Segundo ela, os golpistas têm usado, principalmente, as redes sociais, se passado por outras pessoas, ou até mesmo por instituições financeiras, e, desta forma, vem aplicando vários golpes nos consumidores araxaenses.
 
“A dica é estar bem informado e atento, usar sites conhecidos, jamais compartilhar dados pessoais pelo telefone ou internet e não instalar programas ou aplicativos enviados por terceiros”, orientou.
 
Ainda conforme Nolli, os principais golpes pela internet registrados em Araxá, são:
 
  • vendas de produtos por meio de sites falsos
  • vendas de produtos por meio de perfis falsos em redes sociais ou aplicativos
  • boletos falsos
  • divulgação de produtos em promoções "maravilhosas"
  • solicitação de dados pessoais por aplicativos
  • solicitação de atualização de aplicativos, informando senha
  • golpes da conta bancária ou cartão de crédito clonado
 
Atendimento geral cresceu 33%
 
No primeiro semestre de 2021 em Araxá, os atendimentos do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da cidade cresceram 33%, em relação ao mesmo período de 2020. Enquanto durante todo o ano de 2020 foram 5.927 atendimentos, no primeiro semestre deste ano este número foi de 3.940.
 
O Procon Araxá fica localizado na Rua Perdizes, nº 280, no Centro. As senhas começam a ser distribuídas às 9h e os atendimentos seguem até às 17h, de segunda a sexta-feira.
 
Com o aumento dos atendimentos no local, segundo Nolli, foram designados pela prefeitura mais servidores, sendo que o órgão, nos próximos dias, vai ampliar para 20 as senhas distribuídas diariamente.
 
Ainda conforme a secretária executiva do Procon Araxá, o ano de 2020 foi encerrado com uma média de 10 a 12 senhas distribuídas diariamente e apenas um servidor lotado na autarquia.
 
“Logo no início de sua gestão, o prefeito Robson Magela designou mais cinco servidores para o Procon. E agora, mais dois novos servidores, enquanto eles passam por treinamento, vamos ampliar para 15 senhas diárias. Após o treinamento, ainda este mês, teremos condição de ampliar para 20”, explicou.


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