(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM DIAMANTINA

Museu muda de edifício sob risco de incêndio e desabamento

O Museu do Diamante recebeu recomendação da Defesa Civil em março para deixar de imediato o casarão: a transferência demorou cinco meses


17/08/2021 14:14 - atualizado 17/08/2021 14:57

O Museu do Diamante é mais um dos prédios em situação precária abrigando museus nacionais(foto: Reprodução/Wikimedia Commons)
O Museu do Diamante é mais um dos prédios em situação precária abrigando museus nacionais (foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Cinco meses após receber recomendação da Defesa Civil de Diamantina para que deixasse o prédio imediatamente, diante dos riscos de desabamento ou incêndio, o Museu do Diamante (MD), enfim, começou a mudar de endereço, na segunda-feira (16). O casarão do século XVIII, que pertenceu ao Padre Rolim, também é a sede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) na cidade. 
 
O acervo, servidores e funcionários estão sendo transferidos para a Casa de Chica da Silva, sede do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Diamantina), onde poderá ser visitado pelo público.
 
Segundo a Defesa Civil municipal, no dia 17 de março de 2021, após vistoria, foi constatado que "a edificação apresenta problemas em seus elementos estruturais e elétricos." E, assim, recomendou a desocupação imediata "para preservação do mesmo e a integridade física dos trabalhadores e visitantes do Museu."

A direção do MD informou que providenciou a contratação de transporte do acervo para local adequado, formação de parcerias com instituições locais e contratação de laudos técnicos e detalhados para a tramitação de obras estruturais na edificação, supervisionadas pelo Iphan, por se tratar de casarão tombado e integrante do Patrimônio Nacional. 
 
Ainda segundo a equipe do museu, "foram realizadas tratativas junto ao Escritório Técnico do Iphan em Diamantina, visando a montagem de exposição temporária com peças do acervo do MD nas dependências da Casa de Chica da Silva, além da disponibilização de profissionais qualificados para a realização de mediação junto ao público, assim que for possível, e durante o período em que o casarão do MD permanecer interditado ou passando por obras."
 
Em nota da assessoria do Iphan em Brasília, a autarquia informou que possui um projeto de intervenção estrutural elaborado, cujo orçamento de R$ 700 mil "está em análise e aguardando disponibilidade orçamentária."
 
Diz ainda que parte do acervo a ser exposto na Casa Xica da Silva é resultado de "esforço para que não haja a interrupção do funcionamento do museu em suas atribuições, ainda que de modo reduzido e em outro endereço." E que o MD fez parceria com o Instituto Espinhaço, "para concorrer no edital da Vale Cultural a recursos para essa obra, usando o projeto desenvolvido pelo Iphan."
 
A Prefeitura de Diamantina não se manifestou e nem respondeu aos e-mails, mensagens e telefonemas da reportagem do Estado de Minas.
 

Museu é marco histórico em Diamantina

 
O Museu do Diamante, situado no centro de Diamantina e no início da Estrada Real, foi criado em 12 de abril de 1954, por Juscelino Kubitscheck. Atualmente é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade. 
 
O casarão que abriga o MD remete a uma dimensão sociocultural regional e nacional: a Inconfidência Mineira (Conjuração Mineira), por ter sido residência do padre José da Silva e Oliveira Rolim. 
 
Seu acervo é formado por objetos de estilos e tipologias diversas. Entre os objetos sob a guarda do museu, estão vasto acervo de numismática, mineralogia, além de instrumentos utilizados no processo de mineração do ouro e diamante, instrumentos de tortura e peças sacras, instrumentos musicais e utensílios utilizados pela côrte, que juntos compõem o quadro do que foi o processo de formação e ocupação do norte de Minas Gerais.
 
Além disso, o museu também possui um acervo fotográfico significativo para a história da cidade e seu entorno, composto por imagens de personalidades de Diamantina, das ruas, do casario e dos monumentos da cidade, bem como sobre a mineração e o garimpo na região.
 

Quem foi Padre Rolim?

 
A antiga residência do padre José da Silva e Oliveira Rolim está situada na Rua Direita, na área central. Seu amplo terreno de fundos, onde se localizava o Córrego do Tijuco, compõe uma das mais áreas livres do Centro da cidade, oferecendo uma interrupção no aglomerado construtivo, permitindo que se destaque o ritmo escalonado dos telhados e torres das igrejas na paisagem urbana.
 
Padre José da Silva e Oliveira Rolim nasceu no Arraial do Tijuco em 1747. Era filho de José da Silva e Oliveira, sargento-mor das Forças Auxiliares e caixa da Real Extração Diamantina, que tinha fortuna considerável, chegando a possuir diversos bens imóveis, lavras e escravos.
 
Envolvido na Inconfidência, Padre Rolim foi preso na Casa dos Contos e depois no Quartel de Infantaria de Vila Rica, tendo sido enviado para Lisboa em 1792, recolhido à Fortaleza de São Julião da Barra e depois ao Mosteiro de São Bento da Saúde.
 
Em 1804, foi autorizado a regressar ao Brasil, chegando ao Arraial do Tijuco em 1805. Tentou reaver os seus bens haviam sido confiscados, inclusive o prédio que foi vendido e arrematado por José Soares Pereira da Silva. Apesar de não ter readquirido a casa, foi indenizado. Faleceu em 1835 e foi sepultado na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Diamantina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)