(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NATUREZA

Fogo consome jequitibá de 300 anos em Conceição dos Ouros, no Sul de Minas

Prefeitura acredita em incêndio criminoso, já que não havia sinais de queimada na vegetação ao redor. Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso.


16/08/2021 21:37 - atualizado 16/08/2021 22:23


Jequitibá de 300 anos caiu após ser consumido pelas chamas no fim de semana(foto: Redes sociais )
Jequitibá de 300 anos caiu após ser consumido pelas chamas no fim de semana (foto: Redes sociais )
Um jequitibá de 300 anos foi queimado, no sábado (14/8), em Conceição dos Ouros, no Sul de Minas. A árvore tinha cerca de 50 metros de altura, e caiu após ser consumida pelas chamas. A prefeitura acredita que tenha sido um incêndio criminoso. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso.
 
A denúncia do incêndio foi feita por uma família de São Paulo, que tinha parentes na cidade. Eles foram visitar o jequitibá, que fica na Trilha da Bexiga, quando se depararam com a árvore caída e pegando fogo. A prefeitura acredita que tenha sido um incêndio criminoso, já que não há sinais de queimada na vegetação ao redor.

“O fogo foi direcionado exatamente nesse jequitibá. Essa árvore tinha uma fenda, que era uma ferida mais antiga, e o autor colocou fogo bem nessa ferida. Jogou combustível e foi queimando aos poucos. Mas só foi nesse jequitibá. Hoje a gente esteve recebendo a perícia da Policia Civil e a Polícia Ambiental no local, para a gente ver se consegue identificar algum indício do ocorrido”, explica o diretor de Meio Ambiente de Conceição dos Ouros, Ademir Vilas Boas. 
 
“Tudo indica ter sido um ato criminoso, com a finalidade de derrubar esse patrimônio natural, cultural e turístico. De um valor inquestionável a natureza. É com grande indignação que recebemos essa notícia, pois trata-se de um crime ambiental contra um patrimônio natural e de imenso valor a nossa cidade”, afirma o prefeito, Luís Fernando Rosa de Castro, em vídeo divulgado pela prefeitura. 
 
Jequitibá tinha aproximadamente 300 anos e 50 metros de altura(foto: Danilo Castro)
Jequitibá tinha aproximadamente 300 anos e 50 metros de altura (foto: Danilo Castro)
 
O jequitibá centenário era visitado por muitas pessoas. Inclusive, a prefeitura estudava incluir a árvore como ponto turístico da cidade, e também estava analisando fazer o processo de inventário de Patrimônio Natural. 
 
“Uma perda muito grande para o município, visto a importância do jequitibá. Era considerada uma árvore símbolo da Mata Atlântica, devido à exuberância que tem. E também essa perda cultural e histórica para o município. A população tinha um grande apreso por essa árvore. Desde muito tempo frequentavam essa trilha. Tem um sentimentalismo muito grande em cima dela. Então essa perda causou grande transtorno e entristeceu bastante a população de Ouros”, disse o diretor de Meio Ambiente. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)