(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AVANÇO DAS OBRAS

Obras avançam e Piscinão para prevenir enchentes em Venda Nova ganha forma

Obras para construção dos reservatórios profundos Nado I e Vilarinho II já estão em etapa avançada


16/08/2021 18:35 - atualizado 17/08/2021 16:03

Empreendimento vai ajudar a conter as águas das chuvas e acabar com os constantes alagamentos na região(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Empreendimento vai ajudar a conter as águas das chuvas e acabar com os constantes alagamentos na região (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 
Uma grande bacia capaz de conter as águas das enchentes e, finalmente, pôr fim a um problema que vem assolando Belo Horizonte há décadas. Grande intervenção feita pela prefeitura para minimizar as consequências das chuvas, o Piscinão de Venda Nova já ganha forma na Avenida Vilarinho. As obras foram iniciadas em março do ano e estão orçadas em R$ 20 milhões. 
 
Segundo a prefeitura, o cronograma de entrega do empreendimento está previsto para o fim deste ano. A obra tem supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), com previsão de término para o final de 2021. Com as obras já em curso, a BHTrans precisou desviar o trânsito no local, eliminando a faixa exclusiva para ônibus.

A PBH emitiu decreto no ano passado para anunciar a desapropriação de lotes nos bairros Santa Mônica, Candelária, Flamengo, Piratininga e Mantiqueira e iniciar a intervenção. No local, será feita uma grande obra de drenagem dos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro.


O projeto inicial prevê que a caixa de captação tenha 2,5 mil metros quadrados, com capacidade para armazenar 10 milhões de litros de chuva. A intervenção vai permitir que o volume excedente do escoamento superficial seja abrigado, corrigindo o problema da drenagem da Avenida Vilarinho.
 
"A Sudecap esclarece que a parte dos serviços que dá forma a estrutura já está praticamente finalizada. Toda a escavação e as paredes já foram concluídas, inclusive a laje de fundo. Também já foi executada a adequação dos interceptores de esgoto das margens da estrutura. No momento, está em finalização a adequação viária no entorno, com os ajustes da geometria das pistas e pavimentação do segmento da Avenida Vilarinho sentido Centro-Bairro. A galeria central do Córrego do Nado já foi demolida. Faltam fazer as adequações da entrada e saída da galeria do Córrego do Nado na caixa de captação e os trabalhos de acabamentos de passeios, sarjetas, meio-fio, sinalização viária e paisagismo", esclarece a prefeitura, via assessoria de imprensa.
 
Questionado pelo Estado de Minas, o município diz que a obra é um importante passo para solucionar uma antiga dor de cabeça dos moradores da região: "A caixa de captação vai receber o volume excedente de escoamento superficial proveniente da insuficiência das redes de drenagem do entorno. Ela vai drenar o excesso de águas sobre as vias durante os eventos chuvosos mais intensos, reduzindo o risco de elevação da lâmina d’água na região e o tempo de permanência da água sobre a pista".
 

Etapas 

Na primeira etapa, foram iniciadas as intervenções de tratamento do fundo de vale e controle de cheias nos córregos Lareira e Marimbondo, afluente do córrego do Nado. Foram feitas redes de drenagens e interceptoras de esgoto, urbanização e construção de duas bacias. O custo desta fase foi de aproximadamente R$ 40 milhões. 

Na segunda etapa, está prevista a construção de uma grande caixa d´água, que vai captar água da chuva que vem sobre a pista e que voltaria justamente para o Ribeirão Isidoro. 

Por fim, a terceira etapa prevê a consolidação dos reservatórios profundos Nado I e Vilarinho II, cada um com capacidade prevista de 115 mil metros cúbicos (m³).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)