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Mais de 500 serviços podem ser resolvidos em BH pela internet; confira

Durante a pandemia, PBH ampliou o rol de atendimentos disponibilizados virtualmente; para resoluções presenciais, veja como marcar agendamento


16/08/2021 14:17 - atualizado 16/08/2021 15:00

BH Resolve ainda faz atendimentos presenciais (foto tirada em 2011, portanto, antes da pandemia)(foto: Breno Pataro/PBH)
BH Resolve ainda faz atendimentos presenciais (foto tirada em 2011, portanto, antes da pandemia) (foto: Breno Pataro/PBH)
Diante da grande adesão da população ao atendimento online para serviços e solicitações, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) manterá esse formato, ampliado em março de 2020, com o início da pandemia. Alguns serviços continuam presenciais nas administrações regionais ou nas unidades do BH Resolve no Centro, Venda Nova e Barreiro.

 

A prefeitura recomenda que, antes de se dirigir a qualquer atendimento físico, o cidadão consulte os canais eletrônicos "Portal de Serviços e PBH APP". Os serviços citados já podiam ser solicitados de maneira on-line antes mesmo da pandemia, sem a necessidade do usuário se deslocar até ao BH Resolve ou às regionais.

O cidadão pode solicitar pela internet, por exemplo:

  • a emissão de todas as guias da Secretaria de Fazenda, como IPTU e ITBI
  • pedido de tapa-buraco
  • identificação do condutor infrator
  • cadastro de veículos para transporte de terra e entulho
  • autorização para plantio de árvores em passeios ou praças
Confira outras possibilidades sobre patrimônio cultural:

  • aprovação de projetos e intervenções artísticas em áreas e bens protegidos
  • denúncia de aglomerações de pessoas em local público 
  • denúncia de descumprimento, por estabelecimentos, de medidas sanitárias contra COVID-19 

Mais serviços disponibilizados  

 
Segundo a PBH, com a pandemia e a aceleração das ações de transformação e de inclusão digital no município, "verificou-se uma grande adesão da população à demanda de serviços online.

Isso ocorreu tanto pela impossibilidade de atendimento presencial, dado as medidas de restrição na circulação e distanciamento, quanto pela ampliação de serviços incluídos no ambiente digital nos últimos meses. Do início da pandemia, em março de 2020, até agora, 251 serviços on-line entraram em operação.

Atualmente, o Portal de Serviços (clique AQUI) consolida informações sobre 1.140 serviços prestados. Destes, 575 podem ser solicitados pela internet e 106 pelo aplicativo PBH APP (clique AQUI).

A PBH informa que, mesmo na atual situação de estabilidade da pandemia, o BH Resolve continua atendendo demandas específicas que não podem ser feitas pela internet ou aquelas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. Atualmente, 86 serviços estão sendo ofertados na unidade, mediante agendamento no site da PBH, AQUI.

Acesso a internet gratuita


Nos últimos quatro anos e meio, a prefeitura aumentou os pontos de internet gratuita para o cidadão: de 36, em 2016, para os atuais 1.032. Somente em vilas e favelas, o número saltou de 17 para 159 pontos nesse período, atendendo a 93 diferentes comunidades.

Todas as 39 estações do Move também contam com pontos de Wi-Fi gratuitos, bem como praças e outros locais públicos da capital.


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