(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVOS TEMPOS

Diversão: veja o que fazer nas férias escolares em BH

Com a reabertura gradual de espaços de lazer, esportes e cultura, capital mineira tem programação com agendamentos e protocolos contra a COVID-19


17/07/2021 06:00 - atualizado 18/07/2021 22:48

Museu dos Brinquedos
Museu dos Brinquedos (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
As tão aguardadas férias escolares começaram nessa sexta-feira (16/7) para os estudantes de Belo Horizonte. Para quem passou mais de um ano em atividades virtuais e sem poder circular, o momento é de retomada aliada à diversão. Aos poucos, os espaços culturais e de lazer vão reabrindo suas portas, com restrições devido à pandemia, mas oferecendo opções presenciais e virtuais para todos os gostos.
 
Museu de Artes e Ofícios
Museu de Artes e Ofícios (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Alguns espaços estão elaborando programações específicas para o período, devido o pouco espaço de tempo entre a flexibilização que permitiu a reabertura. É o caso do Museu de Artes e Ofícios, na Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), no Centro de BH. 
 
Gabriela Araújo Batista, supervisora técnica do setor educativo do Museu, conta que as oficinas oferecidas nesses períodos específicos serão readeaquadas para a nova realidade. Mesmo assim, o museu está funcionando e convida as crianças para que o visitem. "Realizaremos visitas e diálogo mais focados ao público infantil, que comparece em maior número nessas épocas." A casa estará funcionado, a princípio de quinta a sábado entre 11 e 16h.

O Museu dos Brinquedos, na Avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários, que permaneceu fechado por longo período de pandemia, também já anuncia sua programação. Tatiana Camargo, diretora-executiva da casa, disse que as experiências adquiridas nos poucos períodos de abertura (em outubro de 2020 e início deste ano), permitiram a organização de protocolos para uma programação de férias. 
 
'Todas as brincadeiras e atividades presenciais serão direcionadas a grupos familiares separados uns dos outros', segundo a diretora-executiva do Museu dos Brinquedos
'Todas as brincadeiras e atividades presenciais serão direcionadas a grupos familiares separados uns dos outros', segundo a diretora-executiva do Museu dos Brinquedos (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
O museu funcionará de segunda a sábado em três horários distintos: das 10h30 às 12h,  das 13h às 14h30 e das 15h às 16h30. Essa dinâmica permitirá as atividades com grupos pequenos, com prioridade a grupos familiares, que deverão agendar com antecedência pelo site. "Todas as brincadeiras e atividades presenciais serão direcionadas a grupos familiares separados uns dos outros. Dentro dos padrões de exgiência sanitária", explica Tatiana Camargo. A programação muda a temática a cada dois dias.
 
A segunda edição do curso de férias promovido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), reunindo 24 instituições de conservação do ambiental, entre elas o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, começou na segunda-feira, dia 12, e vai até 1º de agosto.
 
Intitulada "Instituições de Conservação Unidas pela Educação" e este ano sob o tema "Tô de acordo", a programação do curso é 100% on-line e gratuita, com foco nas espécies ameaçadas de extinção contempladas no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre AZAB e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no ano de 2018. 
 
No dia 30 de julho, o Zoológico de BH oferecerá a atividade "Nessa mata tem cachorro?", apresentando o cachorro-do-mato-vinagre, espécie ameaçada de extinção. Será um vídeo educativo que apresentará as características, hábitos, alimentação, local onde vive, além de abordar as principais ameaças a que essa espécie está submetida e, também, quais medidas devem ser adotadas para ajudar na sua conservação. 
 
Serão diversos conteúdos voltados para a sensibilização e educação ambiental, como vídeos, jogos e atividades educativas para impressão. As atividades serão disponibilizadas de acordo com o cronograma, nas plataformas oficiais da AZAB: Instagram (@azab_oficial), Facebook (@SociedadeZoologicosBrasil), site (www.azab.org.br) e canal do YouTube (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil).

Espécies que receberão destaque 

Quem acessar, poderá ver o sauim-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada, tamanduá-bandeira, jacucaca, jacutinga, tubarão-lixa, tubarão-mangona, cachorro-vinagre e a jararaca-da-ilha-vitória. 
 
Para quem, preferir atividades ao ar livre, os 76 parques da cidade estão recebendo visitantes, alguns com exigência de agendamento prévio.

Como funcionarão os parques em BH

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica alerta os visitantes que fiquem atentos às datas de funcionamento e de agendamento prévio para garantir o fluxo de pessoas, com segurança e conforto. Ele é gratuito e deverá ser feito a partir do endereço: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/parques . Nele se encontram a localização e os horários de funcionamento de cada um desses espaços públicos. Os ingressos são disponibilizados de forma gradativa ao longo da semana. 
 
Alguns parques estão reabertos sem a necessidade de agendamento para visitação. São parques com menor taxa de visitação e cuja demanda de uso é local, ou seja, cujos visitantes são majoritariamente os moradores do entorno. 
 
A visita deve ocorrer exclusivamente em família (pessoas que convivem no mesmo lar). Deve ser mantido e respeitado o distanciamento físico dos demais visitantes, bem como adotadas medidas sanitárias individuais adicionais (como uso de máscara cobrindo nariz e boca e higienização frequente das mãos com álcool 70%). 
 
A Fundação de Parques alerta que o uso de máscara cobrindo a boca e o nariz é obrigatório durante toda a permanência dentro do local. Não é permitido realizar eventos nos parques durante a pandemia de COVID-19.
 

Veja abaixo quando estarão disponíveis os ingressos para o dia que você procura

- Para as visitas de quintas-feiras, os ingressos serão disponibilizados a partir das terças-feiras, entre 8h e 8h30.
- Para as visitas de sextas-feiras, os ingressos serão disponibilizados a partir das quartas-feiras, entre 8h e 8h30.
- Para as visitas de sábados, os ingressos serão disponibilizados a partir das quintas-feiras, entre 8h e 8h30.
- Para as visitas de domingos (a partir de 2/5/2021), os ingressos serão disponibilizados a partir das sextas-feiras, entre 8h e 8h30.
 
Nas segundas-feiras, não é possível a retirada de ingressos e o sistema pode passar por manutenção.

Museu dos Brinquedos

Avenida Afonso Pena, 2564 - Funcionários 
Atividades nos horários pré agendados: 10h30 as 12h,  de 13 as 14h30 e de 15h as 16h30.
https://www.sympla.com.br/eventos?s=museu+dos brinquedos&tab=eventos

Confira a programação que será alterada a cada dois dias

 

Confira os convidados especiais

17 e 19/07: Alice e Chapeleiro Maluco
20 e 21/07: Barbie e Batman
22 e 23/07: Emília e Visconde de Sabugosa do Sítio do Pica-Pau Amarelo
26 e 27/07: Super Mario Bros.
28 e 29/07:  Amigos da Turma da Mônica
 

Outras programações

- Algumas atividades virtuais e presenciais, para quem não quiser ou não se sentir seguro em sair de casa. Programações dos museus do Circuito Liberdade podem ser vistas aqui no http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/programacao-br

- Compõem o Circuito Liberdade o Espaço do Conhecimento UFMG, Mineiraria, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural Banco do Brasil, Casa Fiat de Cultura, Academia Mineira de Letras, Centro Cultural Unimed-BH.
 

Veja algumas das atividades virtuais e presenciais nas férias do Circuito Liberdade

17 de julho, sábado
Lugar de criação: oficina de artes
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens. Para adquirir ingressos, entre no site do CCBB e clique na cidade cidade de Belo Horizonte. Horário: 15h
 
21 e 28  de julho, quarta
Memorial Minas Gerais Vale
Histórias e Brincadeiras em Casa, com Lucas Costa
A oficina visa trazer encantamento para momentos em que os responsáveis e as crianças estão juntos e através de histórias, jogos e brincadeiras possam estreitar os laços afetivos com foco em Histórias Afrobrasileiras.
Dia 21 - de 10h às 11h: Orixás: Elementos da Natureza
Dia 28 -  de 10h às 11h:Galanga Chico Rei e Chico Juba: Sobre Cabelos e Ancestralidades.
Faixa-etária: crianças de 4 a 6 anos e responsáveis.
Via Google Meet. É necessário fazer inscrição pelo tel 31 3343-7317

23 e 30 de julho, sexta
Oficina de Conservação em Papel, com os educadores do MMGV Danira Silva, Wesley Vilarino e Juliana Silva
Link: https://www.youtube.com/memorialvale
Nesta atividade os participantes aprenderão recuperar um documento, receita ou registro afetivo, já desgastado pela ação do tempo. Serão oferecidas técnicas de encadernação que poderão servir para guardar os documentos. São três vídeos: o primeiro abordará conceitos da área de conservação, o segundo tratará da higienização dos documentos e o terceiro focará o tema da encadernação.
Faixa etária: a partir de 16 anos. Não é necessário fazer inscrição. 13h
 
24 de julho, sábado
Construindo um berimbau caseiro
O educador Márcio Rogério ensina a construir um berimbau, um dos principais instrumentos utilizados na capoeira. Na atividade, os participantes utilizarão materiais recicláveis para a confecção do instrumento.
Oficina virtual no canal do YouTube das Fábricas de Cultura- Horário: 10h

Lugar de criação: oficina de histórias
Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais. Encontro gratuito e presencial nas unidades do CCBB. Ingressos pelo site do Circuito Liberdade. Horário: 15h
 
28 de julho, quarta
YouTube do MM Gerdau - Oficina Luminária Minerais do Brasil
O quartzo é um mineral muito popular e está presente em nossas civilizações de diferentes formas e aplicações durante milhares de anos. Ele é fundamental para a produção de vidros, componentes eletrônicos, fibra óptica, adornos e já foi usado até para prever o futuro refletido em bolas de cristal. 
No museu compõe exposição com grande diversidade de cores formas e tamanhos. Em destaque objeto inaugurado há pouco tempo, juntamente com a sala Professor Álvaro Lucio, com a exposição Minerais do Brasil, exaltando a beleza e a riqueza mineral do Brasil. 
Esse objeto já foi interpretado como uma lua, um outro planeta e até mesmo como uma bola de cristal, mas é uma luminária coberta de cristais de quartzos, que ilumina e expõe a beleza do espaço.
A oficina permitirá recriar essa luminária para decoração nos espaços de casa ou do trabalho.

29 de julho, quinta
MM Gerdau - Visita virtual mediada: Trem das Minas - Local: YouTube do MM Gerdau 
Piuííí!!!!! Atenção passageiros! Última chamada para O Trem das Minas! Estejam com as suas passagens em mãos e tenham uma incrível, magnífica e excelente viagem! De mala e cuia, convidamos os visitantes a embarcarem nessa viagem que atravessa montanhas, rios e cidades. Despertando o olhar para rochas, minerais, pessoas e suas histórias, cada paisagem percorrida por esta LoooucoMotiva abrirá caminhos para novas experiências e descobertas, uma aventura fora dos trilhos! Estão preparados? - 19h
 
30 de julho, sexta 
No Youtube do Memorial -  Oficina “1, 2, 3 Marias”, com Felipe Oliveira e Cristal Lisboa
A oficina se propõe a compartilhar com os participantes o jogo tradicional “3 Marias”. Através da contação de história, busca-se transmitir o jogo e suas possibilidades de desenvolvimento.
Faixa etária: a partir de 7 anos. Não é necessário fazer inscrição. Link: https://www.youtube.com/memorialvale - 18h

 
31 de julho sábado
Lugar de criação: oficina de saberes
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, em diálogo com a cidade onde vivem e as exposições em cartaz. Encontro gratuito e presencial nas unidades do CCBB. Ingressos pelo site do Circuito Liberdade. Horário: 15h
 
De julho a setembro
Centro Cultural Unimed-BH Minas
Exposição “Instante Invisível”, Eugênio Sávio
Dessde quinta-feira (15/7) Instante Invisível é a mostra de fotografias de Eugênio Sávio, que em cartaz entre os meses de julho e setembro, contemplando o período dos Jogos Olímpicos, na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas (CCUnimed-BH Minas). A exposição reúne 138 fotografias produzidas pelo fotógrafo mineiro ao longo de 30 anos em que acompanhou eventos esportivos mundiais como Jogos Olímpicos, Copas do Mundo e outros eventos dedicados às modalidade de natação, vôlei, basquete, tênis, entre outras. Para agendar visitas mediadas, presencial ou on-line, encaminhe um e-mail para educativogaleria@minastc.com.br
 
 

Ensino remoto 

A Secretaria Muncipal de Educação de Belo Horizonte (Semed-BH) informou que as aulas presenciais não acontecerão no período de 19 a 31 de julho, mas o ensino remoto continuará garantido por meio de atividades disponibilizadas previamente para os estudantes.
 
De acordo com nota da Semed, "esse período de recesso é necessário e ocorre em julho, tanto na rede pública quanto na rede privada, considerando que os acordos coletivos de todas as categorias funcionais de escolas públicas e privadas preveem o recesso em julho. É importante considerar ainda que a retomada de atividades presenciais, em um sistema de atendimento híbrido, que envolve o ensino remoto e também a possibilidade de aulas presenciais é uma continuidade do semestre letivo iniciado em fevereiro de forma remota." 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)