(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

MP recomenda que PBH defina medida para retorno às aulas em 10 dias

Volta às aulas presenciais do ensino médio e adulto continua sem data. PBH informa que vai se manifestar no prazo, após analisar documento


15/07/2021 19:18 - atualizado 15/07/2021 19:59

Ministério Público cobra da PBH retorno dos estudantes no ensino médio e adulto às salas de aula(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 31/08/2018)
Ministério Público cobra da PBH retorno dos estudantes no ensino médio e adulto às salas de aula (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 31/08/2018)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) enviou uma recomendação ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para que apresente, em 10 dias, providências necessárias a serem tomadas pelo município para cumprimento das medidas que vão assegurar o retorno dos estudantes no ensino médio e adulto.

"As atividades educacionais presenciais/híbridas não podem ser eliminadas em havendo medidas flexibilizadoras para outras atividades presenciais coletivas sequer consideradas essenciais", argumenta o MPMG, referindo-se a 78 atividades profissionais flexibilizadas pelo município, conforme publicado no portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

O documento é assinado pelos promotores Marcos Pereira Anjo Coutinho e Andrea Mismotto Carelli.

"Ainda hoje se evidencia severa ruptura da educação em favorecimento às demais atividades, o que viola o dever jurídico constitucional de ponderação a ser exercido pela Chefia do Poder Executivo municipal, inclusive para restringir algumas atividades em favorecimento à maior flexibilização educacional", afirma a nota do MPMG. 

A PBH confirmou que recebeu nesta quinta-feira (15/7) a recomendação do MPMG. "O documento está sob análise e o Município irá se manifestar no prazo de dez dias fixado pelo MPMG", informou por meio de nota. 


Volta às aulas em BH 


Escolas da educação infantil (0 a 5 anos) e ensino fundamental (1º ao 9º ano) foram autorizadas a retornar às aulas presenciais em tempo normal em 21 de junho. 

O número de alunos, duração de aulas e periodicidade são organizados em cada escola, consideradas as condições de atendimento, desde que respeitados os protocolos determinados pela PBH: distanciamento de pelo menos 2 metros entre cada aluno nas salas de aula, uma boa ventilação cruzada, uso de máscara e ítens para higienização pessoal.

A decisão da Prefeitura foi tomada após reunião entre os integrantes do Comitê de Combate à Covid-19 e da Secretaria Municipal de Educação a partir da base o Matriciamento de Risco (MR) – medido pela incidência de Covid a cada 100 mil habitantes e sua tendência, a taxa de mortalidade (que implica a pressão sobre o sistema de saúde) e sua tendência.

Naquela ocasião, BH estava na faixa 75% - quanto mais próximo de 100%, melhor o índice.

Sendo assim, o índice de 75% permitiu o retorno para o ensino fundamental e o atendimento em tempo integral do ensino infantil. Para o retorno do ensino médio, de acordo com a administração municipal, é necessário que o índice seja de pelo menos 81%, enquanto para os demais níveis de ensino é necessário um índice mínimo de 91%. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)