Jornal Estado de Minas

COVID-19

Conceição da Aparecida: Lei Seca e mesas externas proibidas em bares

Neste fim de semana está proibido vender e consumir bebidas alcoólicas em Conceição da Aparecida, no Sul de Minas. A Lei Seca foi decretada como parte das medidas para combater o coronavírus. Além disso, houve mudanças no atendimento de bares, restaurantes e lanchonetes. Todas as regras valem até segunda-feira (12/7)
 
A justificativa da administração é que o número de casos de COVID-19 tem aumentado consideravelmente nos últimos dias. Nesta semana, segundo os boletins divulgados pela administração, a média de novos casos é de sete por dia. 




 
Por isso, a decisão pelo novo decreto, ainda que apenas pelo fim de semana.
 
A principal mudança é com relação aos bares, restaurantes e lanchonetes, que não poderão ter mesas externas e devem atender exclusivamente por delivery neste fim de semana. O horário de funcionamento segue das 6h às 23h, sem alterações.
 
Supermercados, açougues, mercados de bairro, farmácias e postos de gasolina podem continuar funcionando normalmente, respeitando distanciamento de 3 metros entre cada cliente, com capacidade reduzida. As lojas de conveniência dos postos não podem abrir.
 
Além disso, a prefeitura também proibiu o acesso ao Paredão, ponto turístico de vôo livre.

Situação da COVID-19 na cidade

O boletim divulgado pela prefeitura aponta que a cidade teve, desde o início da pandemia, 615 casos confirmados (sendo cinco apenas nas últimas 24 horas), com 8 mortes.




 
Segundo o Vacinômetro do governo estadual, 3.912 pessoas já tomaram a primeira dose do imunizante contra COVID-19 em Conceição da Aparecida. A segunda dose já foi distribuída para 1.368 pessoas, enquanto 24 doses únicas foram aplicadas.
 
A cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em 89,52%. Já da população em geral, 37,8%. A partir deste sábado (10/7), pessoas com 48 e 49 anos serão vacinadas.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 




audima