(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PONTO TURÍSTICO

Passeios na Maria Fumaça voltam com pouco movimento neste sábado

Apesar do pouco movimento, o trem estará disponível no domingo (4/6) e em novas datas na semana que vem


03/07/2021 12:41 - atualizado 03/07/2021 17:55

Maria Fumaça é um dos clássicos passeios turísticos de Minas Gerais e atrai turistas do mundo todo
Maria Fumaça é um dos clássicos passeios turísticos de Minas Gerais e atrai turistas do mundo todo (foto: Reprodução)
Fechado desde 11 de junho, o trem Maria Fumaça, que liga as cidades de São João del-Rei a Tiradentes, voltou a passear por Minas Gerais neste sábado (3/6). Os passeios retomaram em razão da flexibilização das medidas de restrição de circulação de pessoas do programa do governo estadual Minas Consciente

Neste final de semana (3 de 4 de julho), a Maria Fumaça terá viagens somente no sábado e domingo. Mas, ao longo da semana que vem, novas datas serão divulgadas, assim como a programação para o próximo final de semana.
A volta foi anunciada na última sexta-feira (2/6) e por isso, conforme a VLI, empresa que administra a atração turística, não houve grande movimentação de pessoas na manhã deste sábado. “Há uma procura razoável, o que está dentro do esperado, uma vez que a primeira viagem ocorreu às 10h”, conta Fredson Versiane, supervisor do Trem Turístico.

Mas o supervisor do trem se mantém positivo sobre a volta das viagens. “A expectativa é de que a procura fique dentro da média para o período da pandemia, considerando todos os fatores singulares”, diz Versiane. 

Em razão da pandemia, a Maria Fumaça está seguindo medidas de proteção contra a COVID para manter a segurança dos passageiros e funcionários. “A empresa compreende a importância do ativo como referência turística na região e, por este motivo, implementou uma série de medidas para garantir a segurança de todos. Entre estas medidas está a redução no número de assentos disponíveis”, afirma Fredson Versiane.

Conforme a empresa, os protocolos de proteção contra a COVID seguem “as determinações do Ministério da Saúde, regulamentos da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estão alinhados às diretrizes de saúde estaduais e municipais”.
 

Segurança

Por causa das medidas de proteção contra a COVID, o funcionamento será um pouco diferente de antes da pandemia. Conforme a empresa, o trem pode transportar uma média de 3 mil pessoas por mês. No mesmo período em 2019, foram transportados cerca de 10 mil passageiros mensalmente.

Além do uso obrigatório de máscaras faciais, o trem tem quantidade de assentos limitados para evitar aglomerações. Além disso, é necessário manter distanciamento social durante a venda de passagens, embarque e desembarque. Antes de entrar na Maria Fumaça, o passageiro terá a temperatura aferida. 

O trem também disponibiliza álcool em gel para higienização das mãos e tapetes higienizadores. Os assentos, balcão da bilheteria e outros lugares das dependências da Maria Fumaça serão higienizados antes de cada passeio. 

Venda de passagens


Você pode comprar as passagens na bilheteria das cidades de Tiradentes e São João del-Rei e pela internet, através do “Guichê Virtual”. 

A tarifa inteira para ida é de R$ 70 e a inteira, enquanto ida e volta custa R$ 80. Crianças de 0 a 5 anos têm entrada gratuita, mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Estudantes, crianças de 6 a 12 anos e pessoas acima de 60 anos têm direito à meia-entrada, ou seja, pagam somente 50% do valor inteiro da passagem. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3371-8485.

Horário de venda nas bilheterias

 São João del-Rei

Quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado: 8h às 12h; 13h às 17h

 

Domingo: 8h às 12h

 

Tiradentes

Quinta-feira, sexta-feira e sábado: 8h às 12h; 13h às 17h

 

Domingo: 8h às 12h

Endereços e informações

Estação São João del-Rei
Avenida Hermílio Alves, 366, Centro, São João del-Rei (MG)
Telefone: (32) 3371-8485
 
Estação Tiradentes
Praça da Estação s/nº, Tiradentes (MG)

*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)