(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PUNIÇÃO A SOMMELIER

Quem escolher vacina vai para o fim da fila em cidade mineira

O município de Juruaia, no Sul de Minas, adotou estratégia para evitar que a vacinação seja atrasada por pessoas que desejam escolher um determinado imunizante


01/07/2021 16:35 - atualizado 01/07/2021 17:01

Prefeitura decidiu tomar a medida para não prejudicar o planejamento de vacinação na cidade(foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Prefeitura decidiu tomar a medida para não prejudicar o planejamento de vacinação na cidade (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Nova onda - egoísta - no Brasil, aquele que recusar a vacina contra COVID-19 para escolher uma determinada fabricante sofrerá consequência no interior de Minas. Juruaia, município com cerca de 10 mil habitantes no Sul do estado, decidiu jogar para o fim da fila da vacinação quem tomar tal atitude. E a medida já vale a partir desta quinta-feira (1º/7). 
 
"Quem se recusar a tomar a vacina disponível, terá que assinar um termo de responsabilidade, que o colocará no fim da fila de vacinação. Segundo a prefeitura, o objetivo é evitar que a pessoa escolha a marca da vacina que deseja tomar", afirma trecho de nota publicada pela administração local.
 
Segundo a secretaria municipal de Saúde, o movimento começou a ser percebido de forma mais intensa desde a abertura da vacinação para a população em geral. Algumas pessoas não querem a dose por acreditar em notícias falsas sobre a eficácia dos imunizantes, ou simplesmente porque não querem ter que voltar para tomar uma segunda dose.
 
 
 
"Todas as vacinas aplicadas foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A escolha de determinado imunizante para cada grupo de vacinação é feita pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, não sendo permitido pelo município a aplicação de imunizante diferente do determinado", reforça a pasta, em nota.
 
Quem se recusar a tomar vacina terá que assinar termo e vai voltar para o fim da fila, segundo prefeitura(foto: Prefeitura de Juruaia/Divulgação)
Quem se recusar a tomar vacina terá que assinar termo e vai voltar para o fim da fila, segundo prefeitura (foto: Prefeitura de Juruaia/Divulgação)
 
 

Vacinação por idade

 
A cidade do Sul mineiro iniciou a imunização por idade nessa quarta-feira (30). Até a sexta-feira (02) deverão tomar a vacina pessoas de 59 a 57 anos, uma vez que o Plano Nacional de Imunização (PNI) dá prioridade do mais velho para o mais novo.
 
A coordenadora do Centro de Especialidades Médicas, Crislaine Graziela, também explica que o agendamento é feito através do cadastro da população nos ESFs pelos agentes comunitários de Saúde. “É importante pessoa que teve a vacina agendada comparecer no dia e hora marcada pelo agente de saúde”, ressalta. 
 
Confira outras informações pelo telefone (35) 3553-1302. 

Nota da secretaria municipal de saúde:

 
"A Secretaria de Saúde de Juruaia, por meio da Sala de Vacina, considerando a necessidade de ampliar os grupos de vacinaçao, considerando a baixa procura e a recusa de alguns cidadãos em se imunizar por algumas marcas de vacina contra a covid-19,  comunica adequação no procedimento de vacinação. A partir deste dia 1º de julho, quem se recusar a tomar a vacina disponível, terá que assinar um termo de responsabilidade, que o colocará no fim da fila de vacinação. Segundo a Prefeitura, o objetivo é evitar que a pessoa escolha a marca da vacina que deseja tomar. Vale ressaltar que todas as vacinas aplicadas foram aprovadas pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). A escolha de determinado imunizante para cada grupo de vacinação é feito pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, não sendo permitido pelo município a aplicação de imunizante diferente do determinado. A Secretaria de Saúde de Juruaia pede o apoio da população para que a campanha de imunização contra a covid-19 avance. Juruia, 1° de julho de 2021". 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)