Jornal Estado de Minas

REDE ESTADUAL

MG: volta às aulas será permitida na 'onda vermelha' do Minas Consciente

Alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais podem preparar o material escolar para voltar às aulas presenciais. O Comitê Extraordinário COVID-19, grupo de trabalho que acompanha a pandemia no estado, aprovou o retorno das atividades escolares para cidades que estiverem na onda vermelha do Minas Consciente. A partir de segunda-feira (12/7), alunos serão recebidos nas escolas estaduais. 





Professores e toda rede de apoio das escolas começam a retornar presencialmente para começarem o planejamento na próxima segunda-feira (5/7) e vão até sexta-feira (9/7). Eles devem preparar uma priorização para que os estudantes dos anos iniciais sejam recebidos a partir da semana seguinte (12/7).

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant´Anna, ressaltou que este retorno só é possível com um check list de que todos os protocolos de segurança contra a COVID-19 serão realizados. “É uma retomada extremamente segura, não há organização de qualquer escola da rede estadual se não cumprir o check list, já preparado por cada escola. Temos 3.167 escolas com esta checagem já realizada, ou seja, 90% da nossa rede”, destacou.
 
As regiões que estiverem nas ondas amarelas e verde também podem incluir o 9° do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio em 12/7. "São os anos mais importantes de se garantir que este processo de aprendizagem seja concluído", afirmou a secretária. 





Apesar disso, o ensino continua de forma híbrida e é também opcional para as famílias a decisão de permanecerem com os filhos no ensino remoto ou voltarem ao presencial. A secretaria reforçou também que a retomada depende de cada município e que caso alguma prefeitura queira emitir um decreto de novas restrições, as escolas daquela região podem voltar a fechar.
 

Cenário favorável

A informação foi apresentada nesta quinta-feira (1º/7), a Secretaria Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A justificativa é de que a incidência da COVID-19 em Minas Gerais sofreu uma queda de 22% nos últimos 14 dias e 9% na última semana. Já o número de solicitações de internações diminuiu 22,64%.

“Temos um cenário epidemiológico muito favorável positivo porque temos agora a visão de que a gente superou esta última e recente crise”, ressaltou a secretária de Estado de Educação, Julia Sant´Anna. 





Ela destacou que o Estado fez um monitoramento em 147 escolas abertas em 26 municípios para avaliar os protocolos de segurança contra o novo coronavírus. 

“Fizemos um acompanhamento minucioso e temos a grata notícia de que desde a abertura dessas escolas não houve nenhuma incidência de COVID reportada nessas 147 unidades escolares que se encontram abertas”, afirmou Julia. “Isso quer dizer que a vacinação avança muito bem, que nosso protocolo também vai muito bem. Isso quer dizer que nossa rede conseguiu fazer um bom processo de comunicação, que não é fácil da secretaria às superintendências regionais, das superintendências regionais às escolas e das escolas às famílias. Então a gente tem muito orgulho”, acrescentou.

Ondas

Minas Consciente, programa do governo estadual (foto: Divulgação)
 
A volta às aulas presencial não será permitida apenas na onda roxa e nas macrorregiões na onda vermelha que se enquadram na classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável e, por isso, passam por análise mais minuciosa dos indicadores de incidência e espera por atendimento.  

Conforme a última deliberação, 12 das 14 macrorregiões serão mantidas na fase vermelha. São elas: Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sul, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul.

Dessas, somente a Leste do Sul será mantida na onda vermelha na categoria Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável e, por isso, segue com um acompanhamento maior.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.



 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 

audima