Jornal Estado de Minas

COVID-19

COVID: Uberlândia prorroga estado de calamidade pública até o final de 2021

A Prefeitura de Uberlândia prorrogou o estado de calamidade pública e situação de emergência na cidade, até o final de 2021. O novo decreto promulgado pelo prefeito Odelmo Leão (PP) foi publicado no Diário Oficial do Município.




 
O estado de calamidade pública na cidade do Triângulo Mineiro começou em 13 de abril de 2020, indo inicialmente até 31 de dezembro do mesmo. Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus, ele foi prorrogado até 30 de junho de 2021. E agora foi estendido novamente.
 
Em sua justificativa para o decreto, o prefeito declarou que ele se deu em função da "manutenção da incerteza que permeia o itinerário da crise sanitária, mesmo com a deflagração e o avanço da imunização, que não alcançou grande parte da população adulta, e, sobretudo, com finanças no contínuo movimento dos indicadores epidemiológicos, surgimento de novas variantes".
 
A situação de emergência, por sua vez, foi estabelecida em 20 de março do ano passado, início da pandemia no Brasil.
 
De acordo com o boletim epidemiológico de Uberlândia, são 102.302 casos confirmados da COVID-19 e 2.551 vidas perdidas pela doença.




 
A ocupação de leitos exclusivos para infectados pela doença nos hospitais é de 89%. Os números da Secretaria Municipal de Saúde podem divergir dos dados do Estado.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.





O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


audima