(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIA HISTÓRICO

Governo de Minas lança plano de politica sobre drogas nesta sexta (25/6)

O documento servirá como diretriz para auxiliar os munícipios como melhor prevenir o uso/abuso de drogas e álcool


25/06/2021 13:49 - atualizado 25/06/2021 14:24

Minas Gerais terá plano de combate as drogas(foto: SEJUSP/Reprodução)
Minas Gerais terá plano de combate as drogas (foto: SEJUSP/Reprodução)
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), lançou nesta sexta-feira (25/6), em live transmitida pelo YouTube, o documento Plano Mineiro Intersetorial de cuidados/tratamentos e prevenção do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas, que tem por objetivo auxiliar no combate às drogas em Minas Gerais.
 
Segundo a subsecretária de Política sobre Drogas em Minas Gerais, Soraya Romina, o plano visa orientar quais são os cuidados que os 853 municípios do estado precisam tomar para avançar no combate às drogas. “O documento traz um diagnóstico da situação do uso e abuso de tabaco, álcool e outras drogas”, afirma a subsecretária.
 
“Pode-se dizer que esse documento servirá como uma bússola para cada cidade se orientar como melhor agir, na política sobre drogas”, comenta Soraya Romina.
 
O documento foi desenvolvido por órgãos estaduais na Secretaria de Política sobre Drogas na Sedese, que conta com o apoio de instituições para dependentes químicos de vários municípios dentro do estado. De acordo com a Sedese, este é um dia histórico, pois é a primeira vez que Minas tem esse tipo de plano para fortalecer a prevenção de drogas no estado.
 
A secretária do estado, Elizabeth Jucá, disse que este documento é uma agenda a favor da vida, para tornar Minas um estado que não dissemine as drogas, mas sim dar oportunidade aos jovens e adolescentes “Prevenção contra as drogas é prioridade, e esta nova secretária visa ter políticas públicas consistentes e inovadoras”, comenta.
 
Já o vice-governador de Minas, Paulo Brant, reforçou que o documento é um movimento à liberdade pois, as drogas ameaçam o poder de liberdade das pessoas, que é o nosso bem mais caro.
 
Ele ainda ressaltou que, com a pandemia, os dependentes químicos aumentaram consideravelmente e o papel do governo neste assunto, não é o de comandar, mas sim de induzir, fomentar, e ter a “mão leve” para poder coordenar um assunto tão complexo em todos os sentidos.
 
Nos próximos dias, a Sedese vai realizar um processo de escuta e interação com a sociedade para apresentar o documento, e cada um poder dar suas opiniões, analisar se tem algum tema importante que foi menos trabalhado, “ou seja, queremos alinhar este plano com a população em geral”, explica Soraya Romina.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)