Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

COVID-19: quase duas mil denúncias por fura-fila foram registradas em Minas

Desde o início da vacinação contra a COVID-19 em Minas Gerais, em 18 de janeiro de 2021, o termo “fura-filas” foi um dos que mais ganharam evidência. Alguns exemplos, como a suspeita de vacinação antes do previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI) entre servidores do governo de Minas, inclusive com imunização do então secretário de Saúde (Carlos Eduardo Amaral, exonerado em 13 de março após a suspeita se tornar pública), ajudaram nisso.




 
Leia também: Comissão aponta 3 mil fura-filas da vacinação em Uberaba e CPP é instaurada 

E isso não para nos agentes públicos. Segundo dados da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), já foram 1.913 denúncias recebidas e que têm relação com a quebra na prioridade da vacinação contra o coronavírus em todo o estado. O número total de irregularidades, que envolvem outras questões, chega a 2.590.

A OGE-MG concentra as denúncias em âmbito municipal, estadual e regional do Sistema Estadual de Ouvidorias (Seos) do Sistema Único de Saúde (Sus), que universaliza as questões de saúde no Brasil. A OGE-MG conta com 10 ouvidorias específicas (Saúde; Educacional; Polícia; Fazenda, Licitações e Patrimônio Público; Sistema Penitenciário e Socioeducativo; Ambiental e Agropecuária; Prevenção e Combate à Corrupção; Assédio Moral e Sexual; e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social) além do Canal Coronavírus, próprio para ocorrências ligadas à COVID-19.

O número telefônico para denunciar é o 162, com chamada gratuita. Além desse contato, chamado Disque-Ouvidoria, também é possível fazer a denúncia via internet - com aplicativos para smartphones (MGApp, Ouvidoria na palma da mão) ou no site ouvidoriageral.mg.gov.br. A denúncia é 100% sigilosa.




 
Segundo dados desta quarta-feira (23/6) divulgados pelo governo, o estado 45.036 mortes por COVID-19 e 1.757.649 infecções pelo vírus. Minas tem 1.626.400 recuperações e 86.213 casos em acompanhamento. Ainda de acordo com o Executivo, foram 6.609.738 pessoas vacinadas no estado, sendo que 2.652.751 delas receberam a segunda dose. O governo recebeu 12.663.304 doses do Ministério da Saúde, com 11.148.718 enviadas aos municípios.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.





Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 
 

audima