Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Refrigerador é desligado e 270 doses da vacina contra a COVID são perdidas

Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), 270 doses da vacina contra a COVID-19 e 1.442 imunizantes contra outras doenças foram perdidos devido a um problema com uma câmara de refrigeração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Petrópolis.





O refrigerador foi desligado no fim de semana e só foi detectado na manhã desta segunda-feira (21/6).
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado (19/6), durante uma limpeza geral da Sala de Vacina da UBS Jardim Petrópolis, realizada por uma empresa terceirizada responsável pela higienização, a câmara de vacinas foi desligada e não foi religada. 
 
A equipe responsável pela sala de vacina identificou que a câmara estava desligada somente no início do expediente, desta segunda, e comunicou à gerencia da unidade e à Central de Vacinas do município.




 
De acordo com o relatório realizado pela prefeitura, foram perdidas 270 doses da vacina contra a COVID-19 do fabricante AstraZeneca e 1.442 de outros imunizantes que estavam armazenados na unidade.

A prefeitura está apurando os fatos e os responsáveis para tomar as medidas cabíveis.
 
Atualmente, a vacinação contra a COVID-19 em Betim segue nas UBS´s para o público geral de 59 anos e pessoa com comorbidades de 40 a 49 anos.

Grávidas e puérperas com comorbidades também estão sendo imunizadas na cidade, porém, no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga.
 
Não é a primeira vez que um acidente com a refrigeração de vacinas ocorre em Betim. Em 6 de abril desse ano, um defeito em um refrigerador da UBS Cruzeiro do Sul acarretou a perda 120 doses da vacina contra a COVID-19.



Na época, foi devido a uma falha técnica, o defeito na câmara não permitia que a temperatura correta fosse mantida. A prefeitura informou que o aparelho era novo e que a assistência técnica do fabricante seria acionada.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.





Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


audima