Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Uberlândia ultrapassa 200 mil vacinados com a 1ª dose contra COVID-19

Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ultrapassou 200 mil pessoas vacinadas com pelo menos um dose de vacinas contra a COVID-19. Isso corresponde a 28,61% da população local. Neste momento, pessoas com menos de 60 anos já são imunizadas.



 
A aplicação de vacinas começou em 19 de janeiro na cidade e segue cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI) na definição dos grupos prioritários. Uberlândia é a segunda de Minas Gerais em número de pessoas que receberam ao menos a 1ª dose, atrás apenas da capital, Belo Horizonte.
 
Segundo números da prefetiura e levando em consideração municípios de porte semelhante, Uberlândia está à frente de localidades como Natal (RN), Joinville (SC) e Osasco (SP).

A segunda dose já foi aplicada em mais de 80 mil moradores da cidade do Triângulo.
 
Dados mais recentes mostram que, apenas na última sexta-feira (18/6), foram imunizadas 4.769 pessoas, entre profissionais da educação dos ensinos infantil, fundamental e médio, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, com deficiência e público em geral com 58 anos.





A imunização do público prioritário contra o coronavírus em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura. Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização.

Recentemente, foi liberada no portal uma opção para revalidação do cadastro, necessário para aqueles que não conseguiram comparecer à convocação e que somente serão chamados novamente quando houver disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.



 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 




audima