(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Pará de Minas inicia programa de conservação do Ribeirão Paciência

A microbacia foi a única fonte de abastecimento da cidade até 2015. Atualmente, ela fornece 80% da água, no período chuvoso.


10/06/2021 18:48 - atualizado 10/06/2021 18:57

Programa de conservação da microbacia do Ribeirão Paciência, em Pará de Minas(foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação)
Programa de conservação da microbacia do Ribeirão Paciência, em Pará de Minas (foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação)
A Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas começou a colocar em prática o Programa de Conservação da microbacia do Ribeirão Paciência. 
 
O programa é um conjunto de mobilizações e ações a serem implementadas visando garantir a melhoria da qualidade e quantidade de água da bacia, essencial para o abastecimento da cidade, na Região Centrel do estado.
São ações de conservação de solo, captação de água de chuva, tratamento de efluentes, manutenção de estradas rurais, que em conjunto, conseguem melhorar a quantidade e qualidade da água.
 
A microbacia foi a única fonte de abastecimento da cidade até 2015. Mesmo após o início da captação no Rio Paraopeba, continuou sendo utilizada preferencialmente, devido à proximidade.
 
Com o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, o Ribeirão Paciência sustentou novamente o abastecimento municipal. Mesmo após o início das operações da captação do Rio Pará, continua sendo utilizado preferencialmente.
 
“Isso mostra a importância estratégica da microbacia do Paciência para a cidade de Pará de Minas, reforçando a necessidade de maiores e melhores cuidados com a mesma”, pontua Ana dos Santos, gerente de Regularização Ambiental e Recursos Hídricos da cidade.
 
Atualmente, a microbacia fornece 80% da água do município, no período chuvoso. Na época da seca, é em torno de 40%.
 
José Hermano Franco, Secretário de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, diz que o ribeirão tem uma importância estratégica para a região.
 
“Trata-se de um programa de conservação ambiental. Nós precisamos cuidar dessa bacia. Para isso, estamos preocupados não só com a qualidade, mas também com a quantidade de água que está sendo produzida”, comenta o secretário.
 
De acordo com José Hermano, a equipe da secretaria já está na primeira propriedade. “Checaremos todas as necessidades para cercamento, plantio, tratamento de esgoto. A partir daí, podemos passar a ter projetos específicos”.
 
Ele diz que um recurso foi conseguido para a manutenção nas mais de 300 bacias de contenção (barraginhas) instaladas na região.

“Já verificamos que há necessidade de uma atenção especial a elas, para que cumpram a função de captar a água das enxurradas, reabastecer o lençol freático e preservar o solo, além de aumentar a sustentabilidade hídrica”, completa.
Manutenção das barraginhas(foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação)
Manutenção das barraginhas (foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação)
 
Não há uma previsão de conclusão do programa, uma vez que os cuidados necessários vão precisar de manutenção e mobilização constantes. 
 
A primeira etapa, que consiste na manutenção e construção de barraginhas e diagnóstico das demais necessidades, deve durar até o final de 2021.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)