(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Crianças em Ipatinga desenvolvem biofertilizante em horta escolar

Alunos do Colégio São Francisco Xavier, de Ipatinga, aprendem a fazer biofertilizante para horta da escola, colhem os produtos plantados e preparam receitas


07/06/2021 19:05 - atualizado 07/06/2021 19:17

Crianças da Educação Infantil aprendem a cultivar hortaliças em Ipatinga e ainda preparam receitas com os produtos que colherm(foto: Divulgação FSFX)
Crianças da Educação Infantil aprendem a cultivar hortaliças em Ipatinga e ainda preparam receitas com os produtos que colherm (foto: Divulgação FSFX)
Um projeto que promove a conscientização ambiental e ainda estimula hábitos saudáveis com o cultivo de produtos plantados pelos próprios alunos é o destaque no Colégio São Francisco Xavier, de Ipatinga.

Neste projeto, com a orientação das equipe pedagógica e de manutenção da escola, os alunos aprenderam a fazer também um biofertilizante via sistema de compostagem.
As atividades do projeto envolvem os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (4 a 14 anos), que fazem parte do CSFX Integral.

O biofertilizante é um adubo orgânico líquido que contém organismos e nutrientes que melhoram a saúde das plantas, deixando-as mais resistentes ao ataque de pragas e doenças.

O material líquido é resultado da fermentação de resíduos orgânicos e nutrientes em água.
 
Maíra Andrade, responsável pelo CSFX Integral, explica que a produção do biofertilizante é realizada de forma simples.

“Iniciamos o processo com a separação do lixo úmido do lanche dos alunos, ou seja, o que não pode ser reciclado. Ele é colocado em uma primeira caixa do sistema de compostagem, juntamente com outros resíduos orgânicos como folhas, casca de banana, caules e cascas de ovos. Na composteira é realizado o processo controlado de decomposição, que vai gerar o biofertilizante líquido e também o adubo”, disse.
 
O produto já começou a ser utilizado na horta do CSFX. Em um borrifador é adicionada uma quantidade do biofertilizante para 10 quantidades de água e a solução é borrifada na horta.

De acordo com Walassy de Souza Silverio, supervisor de manutenção da FESFX, o biofertilizante é um produto que traz benefícios e não agride a natureza. 
 

Educação ambiental

A educação ambiental faz parte das atividades escolares dos alunos no colégio. Um exemplo prático é a horta escolar.

Com orientação dos professores e monitores, os alunos plantam e cultivam diversos alimentos como alface, hortelã, banana, mexerica, ora-pro-nóbis, couve e muito mais.

Os alunos também alimentam pequenos animais como patos e galinhas polonesas com as hortaliças colhidas. 
   
Além do cultivo convencional de alfaces, a equipe do Integral e da Manutenção do CSFX construiu uma estrutura para cultivo hidropônico de alfaces, reutilizando a água do ar-condicionado. 
 
Tudo que é colhido na horta é consumido pelos alunos e seus familiares. As hortaliças e frutas são enviadas para casa dos alunos juntamente com uma receita saudável.
 
Os alunos também já estão preparando receitas com ingredientes colhidos na horta. Como parte de uma atividade de socialização e de incentivo à alimentação saudável, os alunos do Integral fizeram um bolo funcional de banana na cozinha experimental do CSFX.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)