(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA

Vale fecha acordo com 10,3 mil atingidos da tragédia de Brumadinho

De acordo com balanço da empresa, foram gastos mais de R$2 bilhões


07/06/2021 19:19 - atualizado 07/06/2021 19:20

Tragédia matou 270 pessoas, das quais 10 estão desaparecidas(foto: Luiz Rocha/EM/D.A Press)
Tragédia matou 270 pessoas, das quais 10 estão desaparecidas (foto: Luiz Rocha/EM/D.A Press)
Mais de um ano e quatro meses depois da tragédia de Brumadinho, pelo menos 10,3 mil atingidos pelo rompimento da barragem B1 já chegaram a acordo de indenização com a mineradora Vale. De acordo com a empresa, foram 4 mil acordos trabalhistas, envolvendo mais de 2,4 mil pessoas, além de 3,6 mil cíveis, contemplando 7,9 mil pessoas. Foram pagos mais de R$2 bilhões em indenizações.
 
A assinatura do Termo de Compromisso com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais ocorreu em abril de 2019, com a mineradora se comprometendo a reparar os danos do rompimento da barragem. Os processos vêm sendo tratados individualmente, com base nas especificidades de cada pessoa impactada. 

 
Dez pessoas ainda estão desaparecidas desde a tragédia, sendo sete operários e outras três entre terceirizados e residentes em Brumadinho. Os últimos restos mortais localizados pelo Corpo de Bombeiros foram do soldador Renato Eustáquio de Souza, em 27 de maio

Desde março de 2020, os atendimentos aos atingidos são feitos inicialmente por telefone e seguem de forma on-line, por meio de reuniões e audiências via videoconferência, sempre com a participação de defensor público ou advogado escolhido pelas próprias pessoas. 

Como parte do compromisso com a Defensoria Pública, a Vale criou o Programa de Assistência Integral ao Atingido (PAIA). Por meio dele, as pessoas indenizadas têm acesso à assistência psicossocial, educação financeira, orientações para a compra de imóveis e suporte para a retomada produtiva de negócios. 

No caso da retomada das atividades de pequenas empresas, é oferecido apoio à elaboração de planos de negócios customizados a cada empreendimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)