Publicidade

Estado de Minas METEOROLOGIA

Tempo seco deixa BH em estado de atenção pela baixa umidade

Defesa Civil emitiu comunicado pedindo que população reforce os hábitos de hidratação nos próximos dias


11/05/2021 16:40 - atualizado 11/05/2021 17:05

Dia começou ensolarado em BH e os índices de umidade relativa do ar podem ficar em torno de 30% até as 18h de quinta-feira (13/05)(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Dia começou ensolarado em BH e os índices de umidade relativa do ar podem ficar em torno de 30% até as 18h de quinta-feira (13/05) (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
A massa de ar seco que atua sobre a Região Central de Minas deixa Belo Horizonte em estado de atenção. A Defesa Civil municipal emitiu um comunicado pedindo que a população redobre a atenção e reforce os hábitos de hidratação.

No alerta divulgado, o órgão diz que os índices de umidade relativa do ar podem ficar em torno de 30%, no decorrer da tarde até as 18h de quinta-feira (13/05) – entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

Recomendações da Defesa Civil

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Tempo em Minas

Minas Gerais amanheceu com céu claro. A umidade do ar continua em queda e não há perspectiva de chuvas para todo o estado nesta terça-feira (11/5).


Em Belo Horizonte, os termômetros registraram a menor temperatura em 12ºC, e a máxima deve ficar em torno dos 26ºC, permanecendo o tempo frio. Não há possibilidade de chuvas na capital.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas Regiões do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata o céu fica nublado durante todo o período do dia. Nas outras áreas, o sol aparece entre nuvens.

A temperatura mínima registrada em Minas foi no município de Monte Verde, Região Sul, com 5,8ºC durante a madrugada, e a máxima prevista no estado é na região Norte, que poderá chegar a 32ºC.

Na região Norte e no Triângulo Mineiro, a umidade do ar poderá ficar abaixo dos 30% no período de maior aquecimento.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade