(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SURTO

Presídio de Pouso Alegre tem 32 presos com COVID-19

Segundo Depen-MG, nenhum caso era considerado grave e todos permanecem em ala isolada


03/04/2021 13:07 - atualizado 03/04/2021 13:37

Detentos diagnosticados com coronavírus foram isolados dos demais custodiados(foto: Arquivo Terra do Mandu/Especial para o EM)
Detentos diagnosticados com coronavírus foram isolados dos demais custodiados (foto: Arquivo Terra do Mandu/Especial para o EM)

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, confirmou que 32 presos do presídio de Pouso Alegre, no Sul de Minas, foram diagnosticados com a COVID-19, nesta semana (31/3).

 

Conforme o Depen-MG, os detentos contaminados cumprem período de quarentena dentro da unidade, acompanhados pela equipe de saúde, e estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença. As celas com os presos contaminados estão isoladas das demais alas do presídio e são rotineiramente desinfectadas, informa o Depen-MG. 

Novos presos cumprem quarentena

Para evitar que novos presos levem o coronavírus para dentro dos presídios, Minas Gerais adotou um sistema onde em cada região do estado, com 30 unidades referência que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos custodiados do sistema prisional.

 

Todas os presos em Minas Gerais estão sendo encaminhados para uma unidade específica em cada região e ficam, pelo menos, 15 dias, em quarentena e observação, evitando possível contágio caso fossem encaminhados de imediato para outras unidades. Após a observação e atestada a sua saúde, são encaminhados para as demais unidades prisionais do estado. 

Protocolos com quem já está preso

No caso de presos que já se encontram no sistema prisional, caso apresentem sintomas da covid-19, o protocolo é o seguinte: isolamento imediato, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento segundo protocolo de segurança. Em todas as unidades em que há presos com COVID-19 confirmados, a desinfecção do ambiente também é imediata e todos os demais detentos passam a usar máscaras, de forma preventiva. 

COVID em Pouso Alegre

O mês de março foi o mais letal da COVID em Pouso Alegre. No mês, 75 pessoas perderam a batalha para a doença na cidade. Um aumento de 75% em relação aos óbitos confirmados entre abril do ano passado e fevereiro de 2021. Agora, o total de vítimas fatais chegou a 175 no município.


A curva de contágio disparou no último mês. A cidade passou de 7.020 no último boletim de fevereiro para 11.292 no dia 31 de março. Foram 4.272 moradores diagnosticados com o coronavírus em Pouso Alegre.

 

 

 

 

 

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)