(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IGREJA CATÓLICA

Missa da Unidade é celebrada, sem fiéis, na Catedral Cristo Rei

Culto religioso em BH terá bênção para os enfermos


01/04/2021 09:50 - atualizado 01/04/2021 13:05

Missa é presidida pelo arcebispo Metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo(foto: Leandro Couri/EM/D.A/Press)
Missa é presidida pelo arcebispo Metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo (foto: Leandro Couri/EM/D.A/Press)

As cerimônias da semana santa trazem uma novidade, na manhã desta quinta-feira (1), a Belo Horizonte. Pela primeira vez em mais de quatro décadas, a tradicional Missa da Unidade, anteriormente no Ginásio do Mineirinho, na Pampulha, é celebrada na Catedral Cristo Rei, em construção no Bairro Juliana, na Região Norte da capital.

Em razão da pandemia, o templo está sem a presença das caravanas com cerca de 15 mil pessoas que chegavam das 28 cidades, incluindo a capital, componentes da Arquidiocese de BH. Com início às 9h, a missa é presidida pelo arcebispo Metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo.
 
Pouco antes da missa, dom Walmor falou sobre "o caminho de reconstrução" que o Brasil precisa trilhar para resolver questões sanitárias, econômicos, sociais. Segundo ele, esse desafio "humano e existencial" passa necessariamente pela solidariedade e valorização da vida. "Devemos pensar nas pessoas que estão sofrendo em clínicas, hospitais, santas casas e outras instituições. Por isso, mais do que nunca, temos que acender a luz da esperança. "O fundamental é pensar nos pobres e ajudá-los com atos solidários." 
 
Durante a missa, houve a benção dos santos óleos, incluindo uma especial ais enfermos. Dom Walmor, mais uma vez, falou sobre os problemas da Saúde e sobre tantas pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, pedindo a "força de Deus" para que todos fiquem livres do sofrimento causado pela pandemia e possam viver "com dignidade, alegria e respeito".
 
Em nota, a Arquidiocese de BH informa que devido ao  agravamento da pandemia, com a sobrecarga no sistema de saúde, e acolhendo a determinação do poder público municipal, os fiéis devem acompanhar a celebração de suas casas, a partir da TV Horizonte (canal 30 em sinal aberto), Rádio América (AM 750) e redes sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Na quinta-feira santa, os cristãos católicos lembram a instituição do sacramento da eucaristia, na última ceia vivida por Jesus com seus discípulos, e celebram a unidade do povo de Deus ao redor desse sacramento.



Durante a Missa da Unidade, dom Walmor preside a bênção dos santos óleos, usados pelas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte na celebração dos sacramentos: batismo, crisma e unção dos enfermos. Os santos óleos serão posteriormente partilhados com as paróquias.

Tradicional Missa da Unidade é celebrada na Catedral Cristo Rei, em construção no Bairro Juliana(foto: Leandro Couri/EM/D.A/Press)
Tradicional Missa da Unidade é celebrada na Catedral Cristo Rei, em construção no Bairro Juliana (foto: Leandro Couri/EM/D.A/Press)

NOVO TEMPO Desde 1979, a Missa da Unidade é celebrada no Ginásio do Mineirinho, reunindo mais de 15 mil fiéis, que representam as aproximadamente 1,5 mil comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte.

No ano passado, com a pandemia da COVID-19, houve a necessidade de se respeitar o distanciamento social e a missa foi celebrada pelo arcebispo dom Walmor na menor basílica do mundo – a Ermida da Padroeira de Minas Gerais, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH. Agora, novamente sem a assembleia de fiéis, a Missa da Unidade chega aos lares a partir da Catedral Cristo Rei.

Em construção no Vetor Norte de Belo Horizonte, a Catedral Cristo Rei de tornou oficialmente a igreja-catedral da Arquidiocese de Belo Horizonte em 11 de fevereiro, na abertura do Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese. Com o avanço nos trabalhos de edificação, a infraestrutura da Catedral Cristo Rei já está a serviço de iniciativas dedicadas à evangelização e ao cuidado com os pobres. 

O programa “Dai-lhes vós mesmos de comer”, que prepara refeições para centenas de pessoas que moram em vilas e favelas, está entre essas ações. E com o auxílio da tecnologia, as celebrações da Catedral chegam aos lares a partir de TVs, rádios e redes sociais de inspiração católica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)