(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARCERIA

TJMG assina acordo com as universidades UNA e UniBH

Os universitários atuarão em pesquisas e projetos de políticas públicas com o objetivo de reduzir a judicialização de conflitos


01/03/2021 19:13 - atualizado 01/03/2021 19:51

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, ressaltou a relevância da parceria
O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, ressaltou a relevância da parceria (foto: Divulgação/TJMG)
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assinou, nesta segunda-feira (1º/3), acordo de cooperação técnica com o Centro Universitário Una e o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) que visa a realização de pesquisas e projetos de políticas públicas. O objetivo também é proporcionar aos alunos do curso de direito experiências práticas voltadas ao mercado de trabalho.

“As ações visam evitar a judicialização, contribuindo para a prevenção e para a solução pacífica de conflitos da comunidade local.  Será uma parceria profícua, que fará a diferença no entorno das unidades e na vida dos alunos, que terão a oportunidade de vivenciar o mundo do trabalho”, diz o reitor das universidades, Rafael Ciccarini.

A parceria também busca cumprir algumas Metas Nacionais do Poder Judiciário, determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), principalmente as relacionadas à meta 9, em que se deve "realizar ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Agenda 2030".
 

“Muitas faculdades ensinam os universitários a litigar, a buscar o confronto entre as partes. É fundamental que os novos profissionais que ingressarem no mercado de trabalho passem a atuar também como mediadores de litígios”, pontuou.

Disse ainda que “o acordo tem finalidade acadêmica e busca proporcionar aos alunos conhecimento prático e experiência com a realidade do mercado de trabalho por meio de atividades relacionadas às formações. Trata-se de um complemento ao conhecimento teórico adquirido na universidade, além de contribuir para o cumprimento da Meta 9 do CNJ”.

Da carga horária total do curso de direito nas universidades, 10% são destinados a projetos de extensão, com o intuito de promover e expandir o conhecimento dos alunos, além da contribuição por meio de ações nos locais de instalação das unidades.

Ademais, os projetos atendem a proposta da Agenda 2030, que busca trazer o acesso à Justiça a todos.

O Centro Universitário Una e o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) possuem unidades em BH, Betim, Contagem, Pouso Alegre, Divinópolis e Bom Despacho.


Pesquisas


As pesquisas que serão desenvolvidas como projetos de extensão, podem, ainda, se transformar em trabalhos de conclusão de curso (TCC), artigos científicos para publicação em revistas e periódicos, livros, tal como conceder experiências profissionais aos alunos no TJMG.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)