(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PERÍODO CHUVOSO

MG fez 2,6 mil alertas de tempestades em 5 meses; saiba como receber

Defesa Civil do estado envia SMS para qualquer pessoa que se cadastrar com mensagens que servem de prevenção aos prejuízos causados pelas fortes chuvas


01/03/2021 15:47 - atualizado 01/03/2021 16:12

Alertas de chuva são enviados por SMS(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press)
Alertas de chuva são enviados por SMS (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press)

Mais de 2,6 mil alertas de tempestades severas foram divulgados para a população desde a segunda quinzena de setembro de 2020, até a última sexta-feira (26/2). Os dados são do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) de Minas Gerais.

Os avisos localizados chamam a atenção dos mineiros para a possibilidade de ocorrências de chuva forte, acompanhadas de granizo, vendavais e tornados. Essas mensagens servem de prevenção aos moradores de cidades atingidas pelos eventos de tempo severo.

Ao todo, foram 2.672 alertas enviados pela equipe de meteorologia do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG) para distribuição por SMS e publicação nas redes sociais. 

O monitoramento para a emissão dos alertas é feito, diariamente, no Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) localizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Administrativa, tendo, também, o apoio técnico da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Para obter as mensagens finais enviadas à população, a equipe do Igam analisa os sistemas meteorológicos que estão atuando sobre o estado e as evoluções de cada sistema, por meio do monitoramento das imagens de satélite e radares meteorológicos.

A partir da análise feita com modelos numéricos de tempo, os meteorologistas elaboram mapas de previsão de tempo severo.

Meteorologista do Igam, Guilherme Schild explicou que o trabalho também consegue identificar o período do dia em que poderá ocorrer as tempestades.

“Feito este processo de análise e previsão, partimos para o monitoramento que consiste na observação dos satélites e radares meteorológicos, identificando o início da formação das tempestades. Quando estas estiverem já sendo visualizadas, tanto pelo satélite quanto pelo radar, calculamos sua velocidade e emitimos o alerta para as cidades onde a tempestade passará”, detalha.

População cadastrada

No último balanço feito em julho de 2020 pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), consta que 939.707 mineiros fizeram o cadastro para receber os alertas da Cedec via SMS.

A cidade com mais moradores cadastrados é Belo Horizonte, onde 318.327 pessoas recebem os avisos por mensagens de texto.

Como cadastrar

Para receber as mensagens no celular alertando sobre a possibilidade de volumes intensos de chuva, acompanhados de granizo, vendavais e tornados, o cidadão deve enviar um SMS, gratuitamente, informando o CEP da residência em que mora para o número 40199. Feito este procedimento o número cadastrado receberá todos os alertas emitidos pelo Governo do Estado.

Além disso, a população também pode acompanhar a distribuição dos avisos meteorológicos pelo perfil da Defesa Civil Estadual no Twitter.


(Informações da Ascom/Sisema)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)