(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAPACIDADE MÁXIMA

COVID-19: superlotados, hospitais de Uberlândia fazem apelo à população

Todas as UAIs do município também informaram que só poderão atender casos de extrema urgência


22/02/2021 11:38 - atualizado 22/02/2021 12:02

Serviços de UAIs serão encaminhados para unidades básicas(foto: Reprodução/Prefeitura de Uberlândia)
Serviços de UAIs serão encaminhados para unidades básicas (foto: Reprodução/Prefeitura de Uberlândia)
Dois hospitais privados de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e todas as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) emitiram notas com o pedido de que a população busque atendimentos nesses locais apenas em casos de extrema urgência. O motivo é a grande demanda de atendimento de casos de COVID-19, que tem consumido vagas e recursos dessas unidades de saúde.

Em nota, a Prefeitura de Uberlândia alertou que as oito UAIs apenas receberão pacientes em situações de extrema necessidade e urgência.

“Diante do avanço do contágio por COVID-19 e o consequente aumento no número de casos, as UAIs encontram-se superlotadas. A administração municipal tem se empenhado para atenuar o mais rápido possível a situação, no intuito de que não haja falta de equipamentos e insumos para os atendimentos, porém é necessária a compreensão e a colaboração da população para que a situação não se agrave”, diz o comunicado.

Como forma de prevenção aos usuários da rede, o município readequou as consultas e serviços ambulatoriais das unidades dos bairros Luizote de Freitas, Martins, Pampulha, Presidente Roosevelt, São Jorge, Tibery e Planalto.



Sendo assim, os atendimentos presenciais serão encaminhados a outros locais como as unidades básicas de Saúde (UBS) para pacientes com condições crônicas, crianças e gestantes. Também haverá teleconsultas e visitas domiciliares.

Hospitais
O Hospital Santa Marta informou que está atendendo apenas as especialidades de ginecologia/obstetrícia, pediatria e ortopedia. “As demais especialidades, em razão da lotação de suas unidades de internação e UTI não há condições de atendimento a novos pacientes. Favor procurar o Hospital mais próximo”, diz o informe.

Segundo o hospital, a situação se deve à lotação de seus leitos de internação e UTI, assim como o esgotamento de recuros materiais e humanos. Sendo assim, não há como atender a novos pacientes.

Este cenário é igual ao do hospital Santa Clara, também em Uberlândia, que informou atender as mesmas especialidades no momento (ginecologia/obstetrícia, pediatria e ortopedia). O comunicado da instituição diz isso acontece porque “não há condições de atendimento seguro a novos pacientes”. UTIs e enfermaria estão lotados.

Lotação
Entre leitos de UTI e enfermaria, já instalados ou em instalação, especializados no recebimento de pacientes de COVID-19, a cidade de Uberlândia conta com 429 unidades tanto na rede privada quanto na rede pública.

A maior parte está na rede municipal, sendo 112 de UTI, 142 de internação, além de 27 de urgência nas UAIs. No Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), há 16 de UTI e oito leitos de internação. Nos hospitais privados existem 40 unidades de UTI e 84 de internação.

De acordo com o boletim deste domingo (21/2), a rede estava com 99% do leitos em geral, COVID-19 e outras internações, em uso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)