(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FILA DE VACINAÇÃO

COVID-19: Betim abre cadastro para vacinar mais grupos ligados à saúde

O cadastro é para trabalhadores da saúde que atuam em clínicas, consultórios e laboratórios como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e educadores físicos


16/02/2021 14:38 - atualizado 16/02/2021 18:10

Os cadastrados serão organizados em uma fila de prioridade que seguirá a ordem definida na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.319(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Os cadastrados serão organizados em uma fila de prioridade que seguirá a ordem definida na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.319 (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Para dar sequência à vacinação contra a COVID-19 e atender a outras categorias ligadas à saúde que não estão na linha de frente do combate à pandemia, a Prefeitura de Betim criou um cadastro eletrônico para inscrição de trabalhadores da rede pública e privada. Os cadastros serão feitos por meio de formulário on-line e o agendamento será confirmado por e-mail. 
 
Conforme disposto no anexo II do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19, é considerado grupo de trabalhadores de saúde todos que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. 
 
O grupo compreende tanto médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares quanto trabalhadores de apoio.

Desse segundo grupo fazem parte recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares e motoristas de ambulâncias, entre outros que trabalham nas unidades ou serviços de saúde. 
 
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Betim, neste primeiro momento o cadastro é para os trabalhadores da saúde que atuam em serviços de saúde, como, por exemplo, clínicas, hospitais, consultórios, laboratórios. Em um outro momento, os trabalhadores da saúde em cuidados domiciliares e os outros profissionais listados no art 2º, §2º e 3º da Deliberação do governo do Estado serão contemplados. 
 
Incluem-se nos artigos 2º e 3º, os profissionais que atuam em cuidados domiciliares, a exemplo dos cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. Além de acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio nas unidades hospitalares, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Como cadastrar

 
Os cadastrados serão organizados pela Secretaria Municipal de Saúde em uma fila de prioridade que seguirá a ordem definida na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.319, de 9 de fevereiro de 2021, publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. 
 
De acordo com o secretário municipal de Assistência à Saúde, Hilton Soares, o agendamento do dia e hora em que o trabalhador receberá a primeira dose da vacina será feito por e-mail.

“O agendamento será feito somente por e-mail, por isso, é importante preencher corretamente o formulário e estar atento às mensagens na caixa de entrada do seu e-mail”, alertou o secretário.

A data para receber a segunda dose será informada no cartão de vacinação. 
 
A vacinação será realizada no Serviço de Atendimento anexo ao Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest).

No dia agendado, o trabalhador deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovar o vínculo com o serviço de saúde, para receber a primeira dose.  
 
“Cabe destacar que a vacinação será realizada à medida que novas doses de vacina forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. À medida que o município for recebendo mais doses, atenderemos aos demais trabalhadores da saúde que fizerem o cadastro, mas respeitando a prioridade,” afirmou o secretário.
 
A Secretaria de Saúde disponibilizou o telefone (31) 99819-0081 para esclarecer dúvidas, mas os cadastros só serão feitos de forma on-line, neste link.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)