(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 'TRANSPORTE SEGURO'

Operação fecha empresa de BH que manipulava químicos perigosos sem alvará

Empreendimento com filiais em várias cidades do país atuava no transporte e armazenamento de óleos e ácidos à revelia do poder público


11/02/2021 12:31 - atualizado 11/02/2021 14:10

Empresa de BH foi fechada por manipular óleos e ácidos sem alvará na manhã desta quinta-feira (11/2)(foto: PCMG/Divulgação)
Empresa de BH foi fechada por manipular óleos e ácidos sem alvará na manhã desta quinta-feira (11/2) (foto: PCMG/Divulgação)
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandados de busca e apreensão em uma grande empresa do setor de transporte de produtos perigosos de Belo Horizonte, situada no Anel Rodoviário, Região Oeste da Capital. O empreendimento é suspeito de manipular químicos, como soda cáustica e ácido sulfúrico, sem licença. 



Denominada "Transporte Seguro", a operação é fruto de parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais -  SEMAD. 

Segundo o delegado Luiz Otávio Braga, do Departamento de Meio Ambiente da PCMG, a empresa tem várias filiais espalhadas pelo país e funcionava na Vila Oeste sem qualquer documentação

"Eles até têm licença para o transporte de produtos perigosos, mas o estabelecimento da Vila Oeste foi instalado à revelia do poder público. A prefeitura não tinha ciência de que eles operavam ali lidando com óleos e ácidos", conta o delegado. 

As investigações tiveram início em setembro de 2019 e também apuram possíveis danos causados pela transportadora ao meio ambiente em função da manipulação das substâncias. Três proprietários foram encaminhados ao Departamento Estadual de Investigações de Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), no Bairro Funcionários, Região Centro Sul de BH. Eles prestarão depoimento e esclarecimentos.

O delegado diz que a corporação ainda apura a extensão dos crimes cometidos. O negócio, até o momento, foi enquadrado no Art. 56 da Lei nº 9.605, que dispõe sobre crimes ambientais: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar substâncias tóxicas ou perigosas à saúde humana ou ao meio ambiente em desacordo com as leis vigentes. A pena prevista é de um a quatro anos de prisão, além do pagamento de multa. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)